A carreta carregada com a droga foi apreendida nesta sexta-feira (23). (Foto: Receita Federal)
A ação ocorreu no período da manhã, por volta das 9h00, quando as equipes abordaram o veículo suspeito na BR-277. Todas as sacas da carga de farinha de trigo estavam bem embaladas e sem sinais de adulteração, mas para fins de fiscalização, os servidores selecionaram amostras dos produtos para análise.

Ao verificar as sacas que estavam no fundo da carga, eles constataram a presença de cocaína embalada em forma de tabletes, no meio da farinha de trigo.
Após o flagrante, o motorista confessou que em meio à carga também havia armas. Quando questionado sobre a logística do transporte, o mesmo declarou que deixou o caminhão com a chave num posto de combustível para que criminosos carregassem o veículo com as drogas. Posteriormente, ele levaria a carga para o interior de São Paulo.
O motorista foi preso em flagrante e foi encaminhado à Polícia Federal para as providências cabíveis. Ainda não há estimativa da quantidade de droga apreendida.
A apreensão está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
(*) Atualização – De acordo com a Receita Federal, até às 15h45 desta sexta-feira (23) foram contabilizados 8 pistolas, sendo uma Glock .45, 3 pistolas 9mm da marca Asteca de fabricação Mexicana e 4 pistolas 9mm da marsa Bersa, de fabricação Argentina, além de 19 carregadores, 3 deles com carregadores alongado para 30 disparos.
A cocaína apreendida chegou a 450 kg.
(*atualizado às 15h50)
Com informações da Receita Federal