Paraná

Saúde e TRE tratam de medidas sanitárias para o período eleitoral

Objetivo é minimizar os riscos de transmissão da Covid-19. (Foto: AEN)

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, estiveram reunidos nesta quinta-feira (29) para tratar das medidas sanitárias para o período eleitoral.

A Secretaria da Saúde publicou a Nota nº 51 que tem o objetivo de orientar os cidadãos sobre as principais medidas de prevenção e controle da Covid-19 a serem adotadas no período das eleições municipais de 2020, a fim de minimizar os riscos de transmissão da doença.

Entre as medidas restritivas aprovadas pelo Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública, da Secretaria da Saúde, constam que visitas domiciliares devem ser evitadas, assim como todas as ações que proporcionem aglomeração de pessoas.

Medidas – O presidente do TRE explicou que o planejamento para o período eleitoral foi pensado e programado de forma detalhada. Serão disponibilizados kits para mesários com máscaras faciais descartáveis, máscaras do tipo escudo e álcool em gel.

Outra estratégia utilizada pelo Tribunal Eleitoral foi colocar o roteiro unidirecional dentro das salas de votação para evitar que pessoas fiquem próximas umas das outras. Além de intercalar os ambientes eliminando a possibilidade de duas filas de eleitores serem formadas lado a lado.

Uma das principais orientações para o dia da eleição é que o eleitor leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Dessa forma elimina-se o compartilhamento de um objeto necessário para votar.

Confira a Nota Orientativa nº 51 da Secretaria da Saúde AQUI.

Com informações da AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.