Covid-19ParaguaiTurismo

Complexo turístico da margem paraguaia da Itaipu reabre nesta terça-feira (3)

O Complexo Turístico de ITAIPU, lado paraguaio, voltará a receber a visita do público a partir de amanhã, terça-feira (3), após ficar desativado por sete meses devido à pandemia provocada pelo Covid-19. (Foto: Itaipu Binacional)

A reabertura ocorrerá de acordo com o protocolo sanitário imposto pelo Ministério da Saúde Pública e Previdência Social do Paraguai.

Rogelio Sallaberry, assessor de Turismo de ITAIPU, explicou que atualmente o Parque Linear é o único ponto turístico habilitado desde o último dia 16 de setembro . Ele ressaltou que agora serão reabertos outros locais, como a Costanera de Hernandarias, o Museu ITAIPU Tierra Guaraní e a Maquete Reduzida da Barragem. As visitas turísticas à hidrelétrica e à Reserva Natural Tatí Yupí também serão retomadas.

Melhorias – Algumas obras de melhorias dos serviços do Complexo Turístico foram realizadas durante a pandemia. Na Costanera de Hernandarias, o caminho foi melhorado e o Parque Lineal está recebendo um espaço para as crianças brincarem. 

Horários – O horário habilitado para visitas, o acesso à Costanera de Hernandarias e ao Parque Lineal será de segunda a domingo, das 08h00 às 21h00.

A Reserva Natural Tatí Yupí receberá visitantes de terça a domingo, das 8h30 às 11h45 e das 13h às 14h30.

Já o Museu ITAIPU Tierra Guaraní e a Maquete Reduzida da Barragem estarão habilitados para visitação, de terça a domingo, com horários de passeios em grupo para evitar aglomerações, a partir das 09:00, 10:00, 11:00, 13: 15 e 14:15. O passeio para conhecer a hidrelétrica está marcado para as 09h00, 10h00, 10h30, 13h10 e 13h30.

Restrições – O número de pessoas que entrarão nos diferentes locais será restrito. Inicialmente, o Costanera permitirá a entrada de 500 pessoas por hora, enquanto o Complexo Tatí Yupí poderá receber até 100 pessoas por dia.

O Museu de Tierra Guaraní terá capacidade para 10 pessoas em cada passeio; a visita turística à hidrelétrica será para grupos de 50 pessoas por hora, enquanto o Parque Linear pode receber até 300 pessoas por hora.

“Não serão habilitados os espaços comuns, como os setores infantis, os bebedouros e os aparelhos de ginástica”, frisou o assessor de turismo. 

Além disso, para visitar os pontos turísticos da Binacional será preciso: usar máscaras, respeitar o distanciamento físico e as medidas sanitárias como lavagem das mãos e passar por medição de temperatura.

Reservas – Todos os visitantes deverão preencher um formulário com seus dados, conforme indicado no protocolo do Ministério da Saúde. Todas as visitas serão com reserva prévia, exceto para os acessos à Costanera Hernandarias e ao Parque Linear.

Os interessados ​​podem entrar em contato com os telefones 00xx595-61-599-8040 / 8094 (para ligar aqui de Foz, basta discar 561-599-8040),ou pelo e-mail: cturistico@itaipu.gov.py. O aplicativo móvel Ib-tur também está disponível para fazer reservas.

Com informações da Itaipu Binacional 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.