Sem categoria

Novos temporais poderão atingir sul do Brasil nas próximas horas

São prováveis as ocorrências isoladas de granizo da tarde para a noite de hoje (16), alertam os meteorologistas da MetSul. (Imagem: MetSul)

A MetSul Meteorologia alerta que o risco de temporais isolados prossegue nesta segunda-feira (16) nos três estados do Sul do Brasil. A instabilidade aumenta na Região Sul principalmente da tarde para a noite de hoje com probabilidade de ocorrências isoladas de chuva forte com raios, rajadas de vento e queda de granizo.

O risco maior de tempo severo isolado hoje é no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul e no Centro-Leste de Santa Catarina e do Paraná. O mapa mostram (em destaque) a projeção para a segunda metade do dia de hoje em que são observados valores altos nestas regiões, sugestivos de temporais localizados e de queda de granizo.

A atmosfera quente e úmida com a aproximação de uma frente fria pelo Sul deve formar novas fortes áreas de instabilidade na segunda metade desta segunda-feira, mas a chuva nos três estados do Sul será muito mal distribuída e diversos municípios sequer devem ter precipitação.

Inmet também alerta para “perigo potencial”. (Imagem: Inmet)

Simepar – De acordo com o Simepar, uma frente fria no mar não muito intensa favorece condições de instabilidade um pouco mais acentuadas no Paraná. Com isto são esperadas chuvas a qualquer hora do dia e alguns temporais no Estado. O tempo fica um pouco abafado mas as temperaturas a tarde podem se elevar mais lentamente, por conta de nebulosidade e chuva em alguns setores.

O Simepar informou também que a semana começa com tempo instável no Paraná, com disponibilidade de umidade e calor na atmosfera e que o estado segue previsão de pancadas de chuvas no estado. Do período da tarde para a noite ganham força algumas áreas de instabilidade na região do estado.

 

(Imagem: Simepar)

 

(Imagem: TempoAgora)

Com informações da MetSul, Inmet, Simepar e TempoAgora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.