BrasilParanáTurismo

Natal de Luzes da Itaipu também poderá ser visto em circuito de sistema drive-thru

A abertura está marcada para este sábado (5), às 20h, na frente da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Em caso de chuva, a solenidade poderá ser alterada. Para evitar aglomeração, haverá marcação no chão e todos deverão permanecer em pé. (Foto: Sara Cheida/Itaipu)

A partir deste sábado (5) e até 5 de janeiro, acontece o Natal de Luzes da Itaipu, na Catedral Nossa Senhora da Guadalupe, na Vila A, em Foz do Iguaçu (PR). Para evitar aglomeração e aumentar a prevenção contra a Covid-19, a empresa vai oferecer toda a estrutura de segurança sanitária e dois sistemas de visitação à Vila de Natal, junto à Catedral: presencial com distanciamento e drive-thru.

Haverá um portal e um circuito sinalizado para a passagem dos carros, de onde o espetáculo também poderá ser apreciado. Mais informações sobre o sistema drive-thru do Natal de Luzes da Itaipu serão divulgadas nesta sexta-feira (4).

A abertura do evento está prevista para este sábado (5), às 20h, com as presenças do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o prefeito em exercício, Nilton Bobato, e o padre Clodoaldo Frasseto, pároco da Catedral. A troupe Luz da Lua dará as boas-vindas ao público, uma forma de valorização dos artistas locais, uma das categorias mais prejudicadas com o impacto econômico da pandemia da covid-19.

A programação inclui duas feiras, uma permanente, das 18h às 22h, e outra de rua, às quartas, sextas e domingo, no mesmo horário. As pessoas poderão transitar pelo local e aproveitar a festa natalina, com comidas típicas e elementos decorativos, desde que atendam às medidas de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras de proteção facial. A poucos metros dali, o prédio do Centro Executivo da Itaipu também será decorado.

Projeção – O destaque da programação será a projeção mapeada nas fachadas da catedral, que será apresentada até o dia 23, das 20h às 22h30. A técnica de projeção mapeada permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que é previamente mapeada por um software.

O Natal de Luzes de Itaipu se integra ao Natal de Foz do Iguaçu, na Praça da Paz, que começa no dia 11. A Prefeitura vai apoiar a realização do evento da margem brasileira da usina com contingente e ordenamento do fluxo de trânsito e de pessoas.

De várias partes da cidade, será possível ver o espetáculo projetado na catedral. O roteiro, em quatro atos, começa com uma estrela guia que passa pela cidade e pelos principais pontos turísticos, culturais e religiosos da fronteira, como as Cataratas do Iguaçu, usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras, Ponte da Amizade, Templo Budista e Mesquita.

Os demais cenários serão surpresas, mas devem encantar quem assistir – a pé ou de carro. A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira no Brasil na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do video mapping (mapeamento de vídeo).

Não haverá cobrança de ingresso, mas quem quiser poderá levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão repassadas para entidades beneficentes.

Com informações da Itaipu Binacional 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.