Paraná

Gincana de Itaipu contra a dengue mobiliza bairros que somam mais de 100 mil moradores

Organizada por Itaipu e parceiros, iniciativa recebeu 22 inscrições de entidades e associação de moradores. Vistorias nas casas começam nesta quinta-feira (10).

A gincana “Todos contra a Dengue”, organizada pela Itaipu Binacional e parceiros, recebeu 22 inscrições de entidades e associações de bairros de Foz do Iguaçu que, juntas, representam uma população superior a 100 mil pessoas, conforme levantamento junto às próprias instituições. É quase a metade dos habitantes do município. O objetivo é mobilizar os moradores para conter a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, com ações práticas e educativas.

Nesta quinta e sexta-feira (dias 10 e 11), a competição entra em sua fase decisiva, com a visita das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Vinte casas de cada bairro inscrito serão vistoriadas. As residências sem criadouro do mosquito da dengue e com a limpeza de acordo com os padrões sanitários da Vigilância Sanitária receberão um selo verde, que renderá 50 pontos para o seu bairro.

Ao final da disputa, os três bairros com maior pontuação ganharão prêmios correspondentes a R$ 55 mil do auxílio eventual da margem brasileira de Itaipu, totalizando um investimento de R$ 165 mil. O valor deverá ser aplicado em projetos de melhoria para o próprio bairro, como obras de infraestrutura. Além da premiação, todos os participantes receberão Certificado de Participação e o selo de “Bairro Amigo da Saúde”.

O coronel Jorge Aureo, assessor especial do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, lembrou que o calor e a chuva, típicos desta época do ano, contribuem para a proliferação do Aedes aegypti. Por isso, a gincana torna-se uma ferramenta importante para alertar a população. “Temos que estar atentos porque a dengue é uma doença que mata. Não podemos nos descuidar e a mobilização é fundamental.”

Quesitos – Uma comissão formada por Itaipu e parceiros vai acompanhar a execução das atividades, avaliará as ações enviadas e validará a pontuação final. Serão analisados cinco quesitos: vistoria nas residências do bairro; envolvimento comunitário; ações individuais e coletivas; limpeza de vias públicas; e produção de vídeo.

O período de julgamento será de 16 a 21 de dezembro, com a divulgação dos vencedores no dia 22. A entrega da premiação e dos certificados será feita em sessão pública, em data e local a serem definidos, respeitando os protocolos de segurança sanitária da pandemia de covid-19.

Organização – A gincana é uma inciativa da margem brasileira de Itaipu, por meio do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, e conta com o apoio de vários parceiros, entre eles a Prefeitura, CCZ, Centro de Medicina Tropical do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e o Corpo de Bombeiros.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp no número 45 98815 0673 (“Linha Todos Contra a Dengue”). O regulamento da gincana está disponível AQUI. 

Com informações da Itaipu Binacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *