Paraná

Natal de Itaipu tem programação especial neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Santa é a padroeira da Catedral de Foz do Iguaçu e da América Latina. Igreja fará quatro missas durante o dia e projeção mapeada começará um pouco mais tarde. (Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

A programação do Natal de Luzes de Itaipu sofrerá uma alteração neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da Catedral de Foz do Iguaçu e da América Latina. Serão celebradas quatro missas especiais nas obras do templo religioso, em homenagem à padroeira, duas pela manhã, uma à tarde e outra à noite, às 20h. Por isso, a projeção mapeada na fachada do prédio começará um pouco mais tarde, às 21h30.

As demais atrações do Natal de Itaipu não terão alteração: o circuito drive-thru começará normalmente às 20h, assim como a iluminação cênica e a execução de músicas natalinas. Todo o percurso é sinalizado, com apoio das equipes do Foztrans e da Polícia Militar. Quem for a pé ao local deve seguir rigorosamente os protocolos de segurança sanitária, como uso de máscaras e distanciamento social.

O público que ainda não viu o espetáculo tem que ficar atento com as datas. A projeção mapeada será exibida até o dia 23 de dezembro, sempre das 20h às 22h30. Já a decoração especial de Natal, instalada junto à catedral, permanecerá até o dia 5 de janeiro de 2021.

O espetáculo é gratuito, mas o visitante poderá contribuir voluntariamente com um quilo de alimento não perecível, que será repassado a entidades assistenciais de Foz do Iguaçu. Uma tenda próxima ao presépio, na área externa da igreja, está recebendo as doações.

(Foto: PMFI)

Natal de Foz – Também neste sábado, às 19h, na Praça da Paz, será aberto o Natal de Foz do Iguaçu, promovido pela administração municipal. Haverá uma cerimônia virtual de abertura, transmitida ao vivo na página do Facebook da Prefeitura, com a participação do prefeito, Chico Brasileiro, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna.

Assim como o Natal de Luzes de Itaipu, o Natal de Foz terá um circuito drive-thru, na Avenida Juscelino Kubitschek, ao redor da Praça da Paz. O público poderá ver árvores iluminadas, quebra-nozes, brinquedos e arcos de estrelas. O Foztrans vai coordenar o trânsito no local, com o apoio da Guarda Municipal. O visitante a pé também deve respeitar os protocolos sanitários de segurança. A atração segue até o dia 6 de janeiro, das 19h às 22h30.

Nossa Senhora de Guadalupe – As comemorações pelo Dia de Nossa Senhora de Guadalupe começam às 7h com a celebração da santa missa nas obras da Catedral de Foz do Iguaçu. Às 10h, haverá nova missa, com a consagração de crianças menores de 7 anos.

À tarde, às 15h, ocorrerá uma missa com a bênção da saúde. E, finalmente, às 20h, a última missa do dia, com a bênção da família, presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio de Deus Borges. Durante todo o dia, também haverá no local reza do terço e novena.

Para garantir a segurança dos fiéis, será feita a medição da temperatura corporal na entrada principal do templo religioso e no acesso lateral. Outras medidas de segurança sanitária também serão observadas, como uso de máscara facial e distanciamento social.

Com informações da Itaipu Binacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *