BrasilParaná

UEL finaliza projeto de Eficiência Energética com entrega da Usina Geradora de Biogás

Solenidade virtual oficializou entrega da Usina Geradora de Biogás. (Foto: Agência UEL)

A UEL oficializou nesta sexta-feira (18) a ligação da unidade geradora de energia elétrica a biogás, produzida em biodigestores, que estava em testes operacionais.  

A usina está instalada na Fazenda Escola (FAZESC), no Campus Universitário, e integra o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da chamada pública.

Com o acionamento, a Universidade conclui o Projeto de Eficiência Energética entregue oficialmente há cerca de um ano e que inclui uma Usina Fotovoltaica, a usina de biogás e ações de sustentabilidade como substituição de lâmpadas e troca de equipamentos. A chamada pública representou um investimento da ordem de R$ 5 milhões em todos os projetos. 

A unidade geradora de energia a biogás vai aproveitar resíduos orgânicos que serão processados para gerar energia elétrica por meio de um conjunto moto-gerador. O investimento foi de R$1,9 milhão e a energia elétrica gerada será inserida à rede do Campus Universitário.

Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, a ligação da unidade representa mais que o fim de um ciclo de investimento em pesquisa e em equipamentos, que envolveu duas gestões da Universidade.

O professor Fernando Fernandes, do Departamento de Construção Civil, que coordena as pesquisas da área, afirmou que hoje a Universidade conta com equipamentos, tecnologia e massa crítica para avançar nos estudos da área de energias.

Segundo o professor, a UEL está integrando o programa Biogás Paraná, coordenado pelo Tecpar, que pretende desenvolver tecnologias para apoiar a produção do biogás em grande escala.

Com informações da Agência UEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *