BrasilParaguaiParaná

Pós-Graduações do Setor de Ciências Biológicas da UFPR ofertam 78 vagas de mestrado e doutorado

Três programas de pós-graduação do Setor de Ciências Biológicas da UFPR estão com editais abertos para o preenchimento de vagas de mestrado e doutorado para 2021. 

No programa de Pós-Graduação em Botânica (PPG-Bot) são ofertadas 14 vagas de mestrado e outras 14 para o doutorado.  As Inscrições para o mestrado vão até 18 de janeiro, e a seleção terá provas de conhecimentos gerais em Botânica, de compreensão da língua inglesa e análise de currículo. As provas começam no dia 2 de fevereiro, e as matrículas serão em março de 2021. 

Já no doutorado, as 14 vagas são ofertadas em fluxo contínuo, ou seja, a cada dois meses as inscrições são abertas novamente, com limite final de inscrição em 5 de outubro. Para essa modalidade, as etapas do processo são:  avaliação do projeto de pesquisa e avaliação de currículo, que ocorrem em até duas semanas após a homologação das inscrições, conforme cronograma. A prova de suficiência da língua inglesa será realizada após o retorno das atividades presenciais na UFPR. 

Os editais completos e os links para inscrição estão na página do PPG-Bot 

Entomologia – A Pós-graduação em Entomologia oferta 10 vagas de mestrado e 10 de doutorado, dentro das áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa, conforme editais.  As inscrições vão até 9 de fevereiro na página do programa e o resultado final será divulgado no dia 26 do mesmo mês.  O processo de seleção para o mestrado consistirá em duas avaliações: análise de currículo e avaliação oral. Para o doutorado, são três etapas, pois o edital prevê ainda a apresentação do projeto de pesquisa.  

Confira nos links a seguir os editais completos dos processos de mestrado e doutorado

Ecologia – A Pós-graduação em Ecologia (PPG-Eco) abriu seleção para o preenchimento de 15 vagas no mestrado e 15 no Doutorado, conforme disponibilidade dos orientadores indicadas no edital. As inscrições estão abertas na página do programa até o dia 12 de fevereiro. 

Para o mestrado, as etapas do processo de seleção serão: entrevista de conhecimento geral na área de ecologia, análise do currículo e prova de suficiência em inglês de caráter eliminatório. No processo para o doutorado, as etapas da seleção serão a entrevista de conhecimentos em ecologia e a análise curricular. O processo seletivo começa no dia primeiro de março e as aulas iniciam em abril de 2021. 

Acesse aqui o edital completo com outras informações sobre o processo. 

Com informações da UFPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *