O passeio inaugural do Foz Conhecendo Foz, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, foi na manhã deste sábado (16). (Foto: PMFI)
A partir de segunda-feira (18), os moradores de Foz do Iguaçu poderão visitar atrativos turísticos da cidade de forma gratuita, inclusive com transporte e com guias de turismo. Basta fazer o agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, pelo telefone 156.
A oportunidade é do programa Foz Conhecendo Foz, que teve seu passeio inaugural na manhã deste sábado (15) com destino às Cataratas do Iguaçu. A intenção é que a população tenha uma experiência nos atrativos da cidade semelhante a dos visitantes, com a condução de guias turísticos.
“O objetivo maior do Foz Conhecendo Foz é fomentar o turismo de Foz do Iguaçu e ajudar os profissionais do setor, que ficaram quase 10 meses sem ter como ganhar o pão de cada dia. E proporcionar que a população conheça os pontos turísticos a custo zero”, ressaltou o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio.
Atrativos – Pelo Foz Conhecendo Foz, os moradores da cidade poderão ir às Cataratas do Iguaçu, Ecomuseu, Itaipu e Marco das Três Fronteiras.
Agendamento e embarque – Ao agendar o passeio, será determinado data, horário e um ponto de encontro próximo ao local onde a pessoa reside, como uma escola ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs). O transporte será feito por vans conduzidas por transportadores turísticos ou escolares cadastrados no programa.
Experiência – O presidente da Associação de Moradores do Jardim Califórnia II, Jandir Oliveira, que também visitou as Cataratas neste sábado, disse que terá a missão de divulgar a ação no bairro, para incentivar a adesão dos moradores. Para a representante da Ocupação Bubas, Roseli Noeli dos Santos, o programa é muito importante para toda a população, em especial para os trabalhadores do setor.
Profissionais beneficiados – Até o momento, estão cadastrados no Foz Conhecendo Foz 169 guias e 121 transportadores. As inscrições para o programa seguem abertas.
A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e partiu de uma proposta apresentada pela vereadora Anice Gazzaoui na Câmara Municipal, com apoio das categorias representativas.
A vereadora Anice Gazzaoui comentou que o programa partiu de um projeto de lei com o objetivo de fomentar o turismo na cidade e, ao mesmo tempo, atender os profissionais do setor que foram afetados pela pandemia. Segundo ela, o lançamento da iniciativa representa “a realização de um sonho”.
Destino seguro – O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, falou sobre outras ações que estão sendo planejadas para impulsionar a retomada da atividade turística de Foz do Iguaçu.
“Queremos mostrar para todo o País que Foz do Iguaçu é uma cidade que vem cumprindo todos os protocolos necessários para garantir a segurança dos visitantes contra o coronavírus”.
A intenção, segundo ele, é também criar outros pontos atrativos para os turistas, como na região central, a fim de movimentar a economia de todo o município. “Queremos ter mais espaços atrativos para criar renda e possibilitar que turista e população transitem juntos”, pontua.
Com informações da PMFI