Foz do IguaçuFronteiraTurismo

Moradores de Foz podem visitar os atrativos turísticos de graça e como turistas

O passeio inaugural do Foz Conhecendo Foz, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, foi na manhã deste sábado (16). (Foto: PMFI)

A partir de segunda-feira (18), os moradores de Foz do Iguaçu poderão visitar atrativos turísticos da cidade de forma gratuita, inclusive com transporte e com guias de turismo. Basta fazer o agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, pelo telefone 156.

A oportunidade é do programa Foz Conhecendo Foz, que teve seu passeio inaugural na manhã deste sábado (15) com destino às Cataratas do Iguaçu. A intenção é que a população tenha uma experiência nos atrativos da cidade semelhante a dos visitantes, com a condução de guias turísticos.

“O objetivo maior do Foz Conhecendo Foz é fomentar o turismo de Foz do Iguaçu e ajudar os profissionais do setor, que ficaram quase 10 meses sem ter como ganhar o pão de cada dia. E proporcionar que a população conheça os pontos turísticos a custo zero”, ressaltou o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio.

Atrativos – Pelo Foz Conhecendo Foz, os moradores da cidade poderão ir às Cataratas do Iguaçu, Ecomuseu, Itaipu e Marco das Três Fronteiras.

Agendamento e embarque – Ao agendar o passeio, será determinado data, horário e um ponto de encontro próximo ao local onde a pessoa reside, como uma escola ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs). O transporte será feito por vans conduzidas por transportadores turísticos ou escolares cadastrados no programa.

ExperiênciaO presidente da Associação de Moradores do Jardim Califórnia II, Jandir Oliveira, que também visitou as Cataratas neste sábado, disse que terá a missão de divulgar a ação no bairro, para incentivar a adesão dos moradores. Para a representante da Ocupação Bubas, Roseli Noeli dos Santos, o programa é muito importante para toda a população, em especial para os trabalhadores do setor.

Profissionais beneficiados – Até o momento, estão cadastrados no Foz Conhecendo Foz 169 guias e 121 transportadores. As inscrições para o programa seguem abertas.

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e partiu de uma proposta apresentada pela vereadora Anice Gazzaoui na Câmara Municipal, com apoio das categorias representativas.

A vereadora Anice Gazzaoui comentou que o programa partiu de um projeto de lei com o objetivo de fomentar o turismo na cidade e, ao mesmo tempo, atender os profissionais do setor que foram afetados pela pandemia. Segundo ela, o lançamento da iniciativa representa “a realização de um sonho”.

Destino seguro – O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, falou sobre outras ações que estão sendo planejadas para impulsionar a retomada da atividade turística de Foz do Iguaçu.

“Queremos mostrar para todo o País que Foz do Iguaçu é uma cidade que vem cumprindo todos os protocolos necessários para garantir a segurança dos visitantes contra o coronavírus”.

A intenção, segundo ele, é também criar outros pontos atrativos para os turistas, como na região central, a fim de movimentar a economia de todo o município. “Queremos ter mais espaços atrativos para criar renda e possibilitar que turista e população transitem juntos”, pontua.

Com informações da PMFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *