A enfermeira Karin Aline Zilli, de 44 anos, que atua no Hospital Municipal, foi a primeira a receber a imunização. (Fotos: AMN)
As 5.160 doses da 9ª regional de Saúde chegaram por terra ontem à noite a Cascavel, devido ao mau tempo. A chefe da 9ª regional, Iélita Santos, saiu de Cascavel logo depois das 22h00 com as vacinas e com escolta. Eles chegaram a Foz no começo da madrugada.
As 3.193 doses que serão aplicadas em Foz foram entregues à Prefeitura hoje (20), pouco antes das 7h00.
A vacinação começou no horário programado, às 7h30, no Hospital Municipal.
A enfermeira Karin Aline Zilli, de 44 anos, que atua no Hospital Municipal na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 desde o início da pandemia, foi a primeira vacinada em Foz.
Também receberam a primeira dose, a médica Thatiana Hermida Fagundes, de 34 anos; a integrante do grupo de higienização e limpeza, Simone de Paula Rocha, de 44 anos; e a fisioterapeuta Beatriz Fernandes Toccolini, que supervisiona as Unidades Covid e Geral do Hospital Municipal.
O enfermeiro Fernando Luiz Dornelles Zarth, de 39, que atua na UTI Covid e trabalha há 20 anos no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, também foi vacinado hoje cedo.
O prefeito Chico Brasileiro, que está se recuperando em isolamento domiciliar da infecção por Covid-19, enviou uma mensagem de vídeo aos moradores de Foz.
“Não poderia deixar de expressar a alegria deste momento”, disse. “É um momento de virada”, afirmou o prefeito. Ele também parabenizou os profissionais de saúde que atuam desde o início da pandemia na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus”, falou.
Também por meio de mensagem, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, fez um agradecimento especial aos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus. O secretário garantiu ainda que os convênios entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Foz serão renovados, para um trabalho integrado no enfrentamento da Covid-19.
Próximos passos – Os próximos passos incluem a vacinação de outros profissionais de saúde também da linha de frente e dos idosos abrigados nas duas instituições de Foz. As equipes de saúde já estão treinadas e prontas para a campanha de vacinação.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que um segundo lote de vacinas ficou estocado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) em Curitiba, que tem as melhores condições para a preservação das vacinas.
Próximo à data de aplicação da segunda dose, o estoque será distribuído para as regionais de saúde. O Estado pretende vacinar quatro milhões de paranaenses até o mês de maio.
Cris Loose
Foz registra 28 novos casos de Covid-19 e mais quatro óbitos – Cris Loose #Compartilha
[…] vacinação contra a Covid-19 na cidade começou em 20 de janeiro com a aplicação da primeira dose da CoronaVac em profissionais de saúde da linha de frente, […]
Foz registra 79 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos – Cris Loose #Compartilha
[…] do Iguaçu recebeu na manhã de quarta 3.193 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa […]
Foz registra 124 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos – Cris Loose #Compartilha
[…] mesmo dia em que inicia a vacinação contra a Covid-19, município contabiliza 317 mortes. (Imagem: […]