Paraná

IAT notifica municípios sobre plano de melhoria em aterros sanitários

Equipes do Instituto Água e Terra (IAT) de Curitiba e de Toledo realizaram na última semana (19 a 22) uma operação para fiscalizar 12 aterros sanitários em 11 municípios do Oeste do Paraná. (Foto: AEN)

O objetivo, segundo o geólogo residente do IAT, que participou da operação, Eduardo Henrique Sehnem, é regularizar a situação desses aterros, seja por falta de licença, práticas inadequadas, necessidade de ampliação ou construção de novas estruturas, além de iniciar os planos de investigação e remediação das áreas contaminadas. 

A maioria destes locais vistoriados é caracterizada como lixões. Alguns já foram autuados. Todos os municípios foram notificados a comparecerem ao escritório do IAT em Toledo para apresentar os planos de melhoria e serão convidados a firmar esses acordos.

O secretário Márcio Nunes esteve reunido recentemente com prefeitos da região para discutir acordos e programas de melhoria na questão de resíduos sólidos. “Os lixões devem ser desativados porque não são locais ambientalmente corretos. Queremos ajudar os municípios a se regularizarem”, ressalta. Os técnicos também conversaram com os responsáveis municipais e secretários de meio ambiente e obras.

Programa – A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Turismo irá disponibilizar até R$ 50 milhões por ano para os municípios implantarem ou melhorarem unidades de tratamento e disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Para receber o recurso, os municípios deverão enviar propostas de acordo com o estabelecido em edital que será lançado em breve. O “Compra de Resultados” é uma inciativa inédita no Brasil que busca apoiar o encerramento dos lixões ainda existentes.

Saiba mais AQUI 

Os municípios vistoriados foram Guaíra, Terra Roxa, Palotina, Toledo, Marechal Candido Rondon, Mercedes, Pato Bragado (2 aterros), Santa Helena, Assis Chateaubriand, Ouro Verde D’Oeste e Tupãssi.

Com informações da AEN 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *