BrasilFoz do IguaçuFronteiraParaguai

Espécie rara é resgatada de unidade geradora durante parada de manutenção

As equipes da Divisão de Reservatório que atuam no resgate de peixes durante as paradas de máquinas de Itaipu, para a manutenção preventiva das unidades geradoras, tiveram uma surpresa na primeira atividade do ano, no dia 19 de janeiro. (Foto:  André Watanabe/MARR.CD)

Foram encontrados dois exemplares da espécie jaú (Zungaro zungaro), classificada como vulnerável na lista vermelha de espécies ameaçadas no Paraná. 

O engenheiro de pesca Maurício Spagnolo Adames explicou que o jaú é um peixe de águas profundas, considerado raro em diversas regiões do País.

A espécie vive principalmente em canais de rios, cachoeiras, poços profundos e junto às margens de baías. Um adulto pode atingir mais de 1,5 metro de comprimento e pesar até cem quilos. É a espécie de maior porte na Bacia do Rio Paraná.

Durante todo o ano passado, apenas dois jaús foram resgatados vivos nas paradas de manutenção. Segundo Spagnolo, o resgate de novos indivíduos neste início de 2021, ambos jovens, é um indicativo de que a espécie está procriando na região. A expectativa é de que, no decorrer do ano, mais exemplares sejam encontrados. 

Sobrevivência – As espécies mais encontradas nas paradas preventivas de manutenção da usina são o armado, mandi, barba-chata e piau. Todos os peixes resgatados vivos são devolvidos ao seu lugar de origem – o Rio Paraná ou o reservatório. O percentual de sobrevivência é superior a 90%.

O trabalho é compartilhado com a Divisão de Reservatório da margem paraguaia desde 2015 e feito em dois locais: a montante, no conduto forçado, próximo à tomada d’água, e a jusante, no tubo de sucção, logo abaixo da caixa espiral. Os peixes resgatados são identificados e relacionados em relatórios e banco de dados da empresa. 

O resgate faz parte do cronograma de manutenção das máquinas, controlado pela Diretoria Técnica, por meio das superintendências de Manutenção e Operação. Desde 1987, quando começou, já foram resgatados mais de 73 mil peixes de 50 espécies diferentes.

Com informações da Itaipu Binacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *