Na última quarta- feira (17), a equipe da Polícia Ambiental do Paraná, recebeu uma denúncia anônima de pesca ilegal na Usina Hidrelétrica de Salto Caxias. E em Foz do Iguaçu quatro foram presos por pesca ilegal. (Foto: PMPR)
Quando os policiais chegaram ao local, os pescadores fugiram pela mata mata ciliar e abandonaram os apetrechos de pesca. Os policiais encontraram linhas de mão e uma rede de pesca armada para a captura dos peixes.
Na rede de pesca havia várias tartarugas presas. Elas estavam morrendo asfixiadas pela malha do equipamento.
Um Policial Ambiental nadou até a rede para salvar as tartarugas.
Foram resgatadas e soltas seis tartarugas, sendo que uma delas morreu. As tartarugas resgatadas são de uma espécie conhecida como Cágado-rajado (Phrynops williamsi) e conforme o Decreto 3148/2004, estão ameaçadas de extinção no Paraná.
Foram apreendidos no local aproximadamente 50 metros de rede que posteriormente serão destruídas. A pesca no local é proibida.
Pesca ilegal – Também ontem (18), a equipe da Polícia Ambiental do Paraná prendeu quatro pessoas que estavam pescando próximo ao Canal da Piracema, no Lago de Itaipu.
Uma embarcação e quatro quatro carretilhas com vara usadas pelos pescadores foram apreendidas. . Os policiais devolveram três exemplares de Tucunaré para o lago.
Os presos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu juntamente com todo o material apreendido. De acordo com a PMPR, foram lavrados Autos de infração ambiental que totalizaram R$ 2.440,00.
(*atualizada às 11h39)
Com informações da PMPR