O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado neste domingo (21). No Paraguai estão previstas diversas atividades e eventos acadêmico-científicos, durante toda a semana. (Foto: Agência IP)
Língua materna é a primeira língua adquirida por uma pessoa, geralmente dentro de casa e transferida pela mãe. No Paraguai, o guarani continua sendo a língua materna da maioria dos habitantes.
O evento é organizado pela Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL), com o apoio de diversas instituições e especialistas da área, com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre a importância do uso e cuidado da língua materna no país.
Programação – Serão realizados seminários, conferências, conversas, palestras e divulgação de depoimentos e mensagens de palestrantes de várias línguas faladas no Paraguai, que serão feitas no modo online devido à pandemia de Covid-19.
Diversidade – O Paraguai é um país rico em diversidade linguística, formado pelo bilinguismo oficial (Guarani-Espanhol), pelas 19 línguas indígenas, pela língua de sinais e demais línguas presentes no território nacional.
Todas as atividades serão feitas por meio do Zoom e do Facebook da Secretaria de Políticas Linguísticas.
Apoio – A celebração da língua materna é apoiada pelas Nações Unidas, Ministério da Educação e Ciências, Academia da Língua Guarani, Academia Paraguaia da Língua Espanhola e Comissão Linguística do Povo Nivaclé.
A comemoração do Dia Internacional da Língua Materna foi instituída pela Unesco e foi celebrada pela primeira vez em 2000, com o objetivo de promover o multilinguismo e a diversidade cultural.
Com informações da Agência IP