Covid-19Foz do IguaçuFronteira

Prefeitura de Foz descentraliza triagem e exames da Covid-19

Procedimentos serão feitos na UPA Morumbi a partir desta sexta-feira (26). O objetivo é desafogar o atendimento no Hospital Municipal. A Prefeitura deve anunciar ainda hoje, novas medidas contra a pandemia. (Foto: PMFI) 

Pessoas com suspeita de Covid-19 em Foz do Iguaçu deverão buscar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Morumbi, em Foz do Iguaçu, para atendimento e coleta de exames a partir desta sexta-feira (26). A intenção é desafogar o atendimento no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que está com mais de 100% de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid.

Com a medida, a Prefeitura pretende priorizar o espaço do hospital para o remanejamento de leitos para atender os pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Novos leitos já estão lotados – Nesta semana, 10 novos leitos de UTI Covid foram abertos na instituição após reunião do prefeito Chico Brasileiro com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, mas a demanda vem sendo superior à capacidade da instituição.

“Os espaços do hospital municipal estão ficando pequenos e precisamos garantir que sejam destinados aos leitos. Por isso, a triagem e as coletas agora passam a ser feitas exclusivamente na UPA do Morumbi”, explicou o prefeito.

Leia mais AQUI

Testes de Covid – A UPA do Morumbi fará a coleta de exames dos pacientes agendados por meio do Plantão Covid-19, do mesmo modo que vinha sendo feito no hospital municipal, e terá leitos de retaguarda de emergência para pacientes com a doença.

UPA João Samek – Os atendimentos dos demais casos que eram feitos pela UPA Morumbi serão direcionados à UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras.

O prefeito pediu à população maior compreensão diante do momento crítico que a cidade enfrenta em relação à pandemia, com um alto número de casos confirmados diário e a alta taxa de ocupação no hospital municipal.

“Por mais que estejamos empenhando todos os nossos esforços pela ampliação de leitos e para garantir esse atendimento, o sistema de saúde tem limites. Somente venceremos essa pandemia com o apoio da população. Precisamos ter consciência para evitar a disseminação do vírus: evitar as aglomerações e manter os cuidados básicos de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, ressaltou Brasileiro.

Novas ações em Foz – Hoje pela manhã, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Foz, o Prefeito também falou que novas ações sanitárias serão adotadas na cidade e adiantou que vai ter novidade inclusive com relação à volta às aulas na rede municipal. Disse também que essas novas ações serão definidas ainda hoje, no fim da tarde.

Reforço na fiscalização – Em entrevista para a Rádio Itaipu FM, durante a Roda de Conversa desta quinta-feira (25), o diretor de Fiscalização da Prefeitura de Foz, Nilton Zamboto, confirmou a realização da reunião no fim da tarde desta sexta-feira e anunciou também que a partir de hoje haverá um reforço na fiscalização.

“A partir de agora, tanto clientes quanto empresários serão multados. A gente já vinha fazendo isso quando flagrava festa clandestina, mas a partir de hoje, além do estabelecimento, quem estiver em aglomerações também será autuado. A multa é de aproximadamente R$ 2.700,00 para as pessoas físicas. Além disso, todos os casos são enviados ao Ministério Público”, disse.  

Confira a entrevista AQUI. 

Cris Loose Compartilha 

2 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *