Covid-19Foz do Iguaçu

Maiores de 67 anos começam a ser vacinados amanhã (27) em Foz

Mais de 25 mil doses da vacina contra o coronavírus foram aplicadas em Foz do Iguaçu. (Foto: Christian Rizzi/PMFI) 

O que antes era aflição transformou-se em esperança em poucos segundos. No dia em que completou 88 anos, nesta sexta-feira (26), dona Maria de Paula recebeu como presente a vacina contra o coronavírus. O momento rendeu até coro de parabéns, entoado pela equipe de saúde da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Maria de Paula entrou para o percentual de 10% da população do município que já foi vacinada.

Emocionada, dona Maria de Paula procurava palavras para descrever o sentimento de ser vacinada contra a covid-19.

“Eu me sinto muito feliz, porque não esperava receber um presente assim no meu aniversário. Quero que todas as pessoas também sintam essa alegria de receber a vacina”, comemorou.

Somando a primeira e a segunda dose, já são mais de 25 mil vacinas aplicadas em Foz. Ao todo, o município recebeu 28.476 frascos do imunizante produzido pela Oxford, a AstraZeneca, e a Coronavac, da Sinovac/Instituto Butantan.

67 anos – A partir de sábado (27) o município avança ainda mais no calendário de vacinação, incluindo pessoas acima dos 67 anos na faixa etária atendida. O município recebe nesta sexta um novo lote com 4.870 doses.

Agendamento – É preciso fazer o cadastro pelo site da Prefeitura  e agendar a data desejada. As unidades básicas de saúde e a Vigilância também farão os cadastros das pessoas que não tenham acesso à internet ou possuem dificuldade no preenchimento de dados. As UBS vão atender das 8h às 17h.

Para o seu Valdir Andreola, 70, a alegria pela dose recebida também é grande, contudo, não abre mão de manter os cuidados essenciais contra o coronavírus. “Mesmo vacinado, vou seguir me protegendo como antes. Vou me cuidar e quero que todas as pessoas também se cuidem”, pede.

Segunda dose – A imunização completa com a segunda dose já chegou para quase seis mil iguaçuenses, entre eles, a profissional de saúde Ângela Medina.

“Diante de tudo o que estamos vendo, estar finalmente imunizada é algo inexplicável. Vi de perto o que esse vírus pode fazer com as pessoas. Então, agora me sinto aliviada, e sigo na torcida para mais colegas também receberem”, disse.

Mais de 4.100 trabalhadores da saúde e 1.485 idosos já receberam as duas doses – dados registrados na quinta-feira (25).

“Tomar a vacina é a melhor e a única maneira comprovada cientificamente de se proteger. Estamos otimistas, pois com as duas últimas remessas que recebemos pudemos vacinar um grande número de idosos. Vamos fazer o possível para que as vacinas continuem chegando com frequência e, assim, possamos imunizar toda a população, o quanto antes”, contou a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo.

As doses estão sendo aplicadas nos seguintes locais:

  • Sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda;
  • Distrito Nordeste: UBS Sol de Maio,Três Bandeiras e Lagoa Dourada;
  • Distrito Norte: UBS AKLP, Jardim Curitibano, Porto Belo e Vila C Nova;
  • Distrito Leste: UBS Campos do Iguaçu, Morumbi III, Portal da Foz e Jardim São Paulo 2;
  • Distrito Oeste: UBS Vila Adriana, Jardim América, Parque Presidente e Maracanã;
  • Distrito Sul: Ouro Verde, Profilurb I, Vila Carimã e Padre Monti.

Com informações da PMFI 

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *