Covid-19Foz do Iguaçu

Foz registra 87 novos casos de covid-19 e mais sete óbitos

(Atualizada) Apesar da lotação geral de leitos de UTI estar em 92,80%, as UTIs covid destinadas aos pacientes do SUS, do HM, estavam completamente ocupadas hoje pela manhã, conforme informou o Diretor Técnico do Hospital Municipal, Fabio Marques , em entrevista para a Rádio Itaipu FM. (Imagem: PMFI)

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou nesta quarta-feira (7), mais 87 casos de covid-19, totalizando 32.239 casos da doença no município. Destes, 31.126 pessoas já estão recuperadas.

Dos novos casos, 56 são mulheres e 31 homens, com idades entre 11 dias e 90 anos. Dos casos confirmados, 265 estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 163 pessoas estão internadas.

Óbitos – Foz do Iguaçu registrou mais sete óbitos, totalizando 685 mortes pela doença no município. As vítimas foram três mulheres de 51, 83 e 90 anos e quatro homens de 58, 68, 72 e 77 anos.

Hospital Municipal – As UTIs covid do SUS, do HM, estavam completamente ocupadas hoje pela manhã, conforme informou o Diretor Técnico do Hospital Municipal, Fabio Marques , em entrevista para a Rádio Itaipu FM. Confira a entrevista AQUI

Unidades Básicas de Saúde – Quase 60% dos pacientes positivos para covid-19 atendidos em 10 UBS de Foz,  já receberam alta. 

Cerca de duas semanas após o início do acolhimento a pacientes sintomáticos de covid-19, iniciado em 15 de março, as dez Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu escolhidas já realizaram 947 atendimentos. Desses, 280 foram testes positivo para a doença e 166 pessoas já tiveram alta; 20 pessoas foram internadas e foram registradas duas mortes. Os casos ativos são monitorados pelas equipes das unidades e do programa Saúde da Família.

Segundo Rosa Jeronymo, secretária de Saúde, a atenção primária realizada nas unidades de saúde contribuiu em uma significativa redução no tempo de espera para atendimento, diminuição da circulação e um monitoramento mais abrangente dos usuários.

Pacientes jovens e sem comorbidades – Os dados levantados apontam que a faixa etária com o maior índice de contaminação é a de pacientes entre 21 e 40 anos, com 108 casos, seguido pela faixa dos 41 a 60 anos, com 104 casos. 

Em números gerais, somente entre essas idades foram 677 atendimentos. O aumento dos casos positivos entre pacientes mais jovens também é visto na taxa de contaminação entre pessoas dos 13 aos 20 anos, com 23 casos.

Os principais sintomas informados são tosse, dor de garganta, dor de cabeça e febre, contudo, cerca de 140 foram descartados por se tratarem de virose, diarreia ou faringite.

Atendimento primário em UBS – Desde a segunda quinzena de março, dez Unidades Básicas de Saúde de todas as regiões da cidade passaram a oferecer o atendimento a fim de desafogar as demandas da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do Morumbi e do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Foram escolhidas as unidades do Profilurb II e Unidade de Saúde 24h Padre Ítalo (região Sul); UBS Vila Yolanda (região Oeste); UBSs do Morumbi II, São Roque e Jardim São Paulo I (região Leste); UBS São João (região Nordeste) e UBS Jardim Jupira, Cidade Nova e Vila C Velha (região Norte).

Em caso de confirmação do quadro sintomático respiratório no atendimento primário, com base nas respostas de um questionário de sintomas, o paciente é encaminhado a um consultório exclusivo para o atendimento médico da covid-19. Após a consulta, o paciente é notificado para iniciar o isolamento e agendado para realizar a testagem na UPA (Unidade de Pronto Atendimento do Morumbi).

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a preparação dos profissionais com equipamentos e consultórios próprios.

(Atualizada às 17h03 para corrigir os números repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, após nova conferência nos dados de atendimento e ajuste na quantidade de pacientes recuperados. O dado prévio indicava 232 altas, mas foi alterado para 166 altas). 

Com informações da PMFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *