Paraná

Papagaios vítimas de tempestade recebem alta e retornam à natureza

Ao todo, 58 papagaios foram encaminhados para tratamentos veterinário após serem feridos durante uma tempestade de granizo na região de Paranavaí. (Foto: SEDEST)

Dos 58 papagaios enviados a hospitais veterinários, parceiros do Instituto Água e Terra (IAT), 21 estão aptos para retornar à natureza. Os animais de espécie nativa ficaram machucados após uma tempestade que ocorreu na região de Paranavaí, na madrugada do último dia 30.

Eles foram resgatados por fiscais do IAT, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb) em uma área rural do município de Santa Mônica.

O primeiro atendimento ocorreu na propriedade rural onde eles foram encontrados. Os animais feridos ficaram protegidos da chuva e, na medida do possível, foram aquecidos.

O subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb-FV), major João Carlos, explicou que várias equipes policiais foram designadas para dar suporte ao resgate das aves.

“A população de forma geral contribuiu bastante nesse socorro às aves. Enviamos várias equipes da Polícia Ambiental junto com as do IAT, e com o levantamento feito com os moradores locais fizemos os resgates e o encaminhando para os veterinários”, disse.

Soltura – O chefe regional do IAT em Paranavaí, Hélio Vasconcelos Filho, acompanhou a soltura dos 10 papagaios nesta terça-feira. De acordo com ele, apenas quatro animais ficaram mais intimidados, mas foram colocados cuidadosamente na árvore para perder o receio.

Os fiscais do IAT continuarão monitorando os animais durante os próximos dias para avaliar o comportamento deles após seu retorno à natureza.

Com informações da AEN 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *