Foz do Iguaçu

Parabéns Foz pelos 107 anos

(Foto: Arquivo/PMFI)

Assim como muitos viemos de fora, mas fomos abraçados pela cidade. Lembro de passar os domingos aqui na fronteira, na minha infância, fazendo churrasco no Parque Nacional (sim, é verdade), almoçando nos restaurantes conhecidos, fazendo compras em Ciudad del Este ou em Puerto Iguazú e nos divertindo em família. 

Nunca imaginei morar em Foz, mas minha profissão, o jornalismo, me trouxe para cá em 1996. Logo depois vieram meus pais e desde então sou meio medianeirense, meio iguaçuense, meio paraguaia e meio argentina. 

Foi aqui que conheci o Andres Candia. O paraguaio mais brasileiro com quem já convivi. E sim, adoro ouvir as histórias dele e de outros amigos que ajudaram a transformar Foz no que ela é hoje, aos 107 anos. Eu só posso agradecer aos amigos e à cidade por possibilitarem que nós todos, e nossas metades, sejamos inteiros nessa terra. 

E divido com vocês o agradecimento do meu amigo da Boca Foz Irineu Basso. As fotos a seguir fazem parte do arquivo pessoal dele. Boa leitura. 

Tenho vontade, nesta pequena homenagem, de escrever um tantão para parabenizar esta adorada e querida cidade, que acolheu a minha família, com tudo de direito, lá no longínquo ano de 1959.

Eu só não nasci aqui por pouco, mas o coração é daqui, é de Foz do Iguaçu. 

No início tudo era difícil. O idioma, os amigos, as professoras etc. Mas aos poucos fui me entrosando com novos amigos. Até porque eu fui cair logo no M’Boicy.

Aquilo foi a melhor escola e a melhor escolha.

Mas essa terra sempre acolheu gente de todos os lados, acolhe gente de toda espécie e continuará acolhendo tanto gente boa, quanto nem tão boa assim. 

Dizem que o cabôco conhece a sua gente! Talvez hoje, seja mais difícil…. pois tem pessoas de todo tipo e somos em muitos por aqui.

Infelizmente, nem todos brigam por isso daqui. Ainda tem muitos em trânsito na nossa cidade que, mesmo assim, continua sendo hospitaleira. 

Feliz aniversário, querida Foz. Te levarei no coração para todo o sempre. Você já mudou muito! Queria te ver um pouco melhor, antes de eu ir.

Com o saudoso Irineu Basso.

Que todas as bênçãos do mundo estejam sobre ti, minha amada terra! Agradecer pelo muito que fez por mim e por toda a minha família é pouco. Você é minha terra do coração…

Obrigado pela sua queridez, Foz do Iguaçu

Beijo Grande!

Andres Candia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *