BrasilFoz do IguaçuFronteiraTurismo

Cataratas do Iguaçu têm terceiro melhor final de semana do ano

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, maioria dos visitantes é formada por público regional. (Imagem: PMFI) 

O clima ameno e ensolarado de sábado e de domingo (24 e 25), em plenas férias de julho, contribuiu para a boa visitação nas Cataratas do Iguaçu. O principal atrativo do Parque Nacional de Foz do Iguaçu registrou o terceiro melhor final de semana do ano, confirmando a retomada do turismo de Foz do Iguaçu.

Em números, 8.869 pessoas visitaram as Cataratas – 3.808 no sábado e 5.061 no domingo. Os dados se aproximam do desempenho nos dois primeiros finais de semanas de 2021 – dias 2 e 3 de janeiro, com 10.293 visitantes no feriadão da virada do ano e 13 e 14 de fevereiro, no Carnaval com 9.358 visitantes.

“Ao passar pela Avenida das Cataratas ontem (25) de manhã percebi uma coisa que há muito não via”, disse o gerente de segurança de supermercado, André Felipe dos Santos. De acordo com ele, ao se deslocar do Porto Meira até o Arroio Dourado, precisou ter calma nas filas de veículos na BR-469, a Rodovia das Cataratas.

“Estava com saudades”, completou Santos. Além do dia ensolarado, o bom volume de águas nas Cataratas também contribuiu para o espetáculo. De acordo com a estação hidrológica da Copel, a vazão permaneceu próximo ao normal, com 1,5 milhão de litros por segundo.

Retomada gradativa – Para o gerente de Comunicação do Grupo Cataratas, Wemerson Augusto, é um sinal de recuperação.

“Vamos ter um mês de julho melhor que junho, como foi sobre maio”, ressaltou.

O final de semana foi ainda o melhor desde que começou a retomada das atividades econômicas, no final de abril. De acordo com Paulo Angeli, secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, os números confirmam as perspectivas de retomada.

Perfil dos visitantes – Angeli destacou o perfil dos visitantes. A maioria é formada pelo público regional, e por grupos familiares que viajam de carro. “Muitos dos estados do Nordeste também”, frisou.

O turismo regional foi reforçado em campanhas publicitárias em parceria com a Itaipu e outras instituições.

A retomada vai se acentuar a partir da metade do segundo semestre, quando Foz do Iguaçu volta a receber grandes eventos (três confirmados até o final do ano). O cronograma das atividades corporativas, culturais e esportivas foi divulgado há duas semanas pelo prefeito Chico Brasileiro, e pode ser revisto, conforme o avanço da vacinação. Foz do Iguaçu já recebeu um lote extra de vacinas e espera receber o segundo, para vacinar 100% da população adulta com a primeira dose até a primeira quinzena de agosto.

Além da somatória de fatores, Foz do Iguaçu tem outro aliado na retomada: devolveu a confiança aos turistas.

“É a vacinação, mas também acredito que é a convicção, a certeza de que podem comprar seus pacotes que não terão nenhuma surpresa com lockdown”, disse o Secretário.

Com informações da PMFI

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *