ArgentinaTurismo

Turismo Indígena da Argentina será apresentado em evento mundial

O Turismo Indígena da Argentina será apresentado na III Conferência Ásia Pacífico de Turismo Indígena PAITC 2021. (Foto: Divulgação)

A Argentina será representada por duas referências pertencentes aos povos originários de Salta e de  Misiones. Vera Mirĩ Fernando Ariel Villalba, da Nação Mbya Guarani de Misiones, e Orlando Soriano, da comunidade Kolla, assessor técnico da Rede Argentina de Turismo Comunitário Rural, RATuRC, foram os palestrantes convidados. 

O PAITC 2021 será realizado de 5 a 8 de outubro, com a presença de mais de 70 expositores de 24 países. Serão realizados conferências, simpósios de pesquisa, mulheres indígenas e fóruns de políticas públicas, conferências de negócios e sessões de networking.

Realizado no Chile, o evento vem sendo organizado com o apoio das principais instituições ligadas ao tema, incluindo a Sociedade de Turismo Mapuche, a Associação Nacional de Turismo Indígena e WINTA (Aliança Mundial de Turismo Indígena).

Inscrições – As inscrições são gratuitas e os interessados ​​podem acessar mais informações clicando AQUI.

Áreas naturais – Vera Mirĩ Fernando Ariel Villalba apresentará na quarta-feira (6) o tema Trilha da Cultura Guarani na Área de Uso Público (AUP) do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu na Argentina.

O educador indígena anunciou o empreendimento como “uma missão entre a selva e os rios” para os jovens da região. A trilha será administrada em colaboração com agentes e guarda-parques do Parque Nacional do Iguaçu com o apoio de jovens profissionais indígenas formados pelo Instituto Superior Raúl Karai Correa, e começará a funcionar no ano que vem. 

O PAITC 2021, que desta vez será realizado virtualmente, mostrará a atração para o mundo. A proposta do “sendero” está sendo desenvolvida por especialistas do Parque Nacional do Iguaçu. Será o primeiro circuito da cultura Guarani na selva de um dos Parques Nacionais mais importantes do planeta. 

O painel – A experiência argentina da Trilha Guarani nas Cataratas ganhou um importante impulso com a atual gestão da administração do Parque Nacional do Iguaçu, liderada por Pedro Lunello. Com importantes adesões, o projeto, nascido em 2006, passou a integrar a agenda pública da Administração de Parques Nacionais e do governo da província de Misiones.

A apresentação relacionada à província de Misiones contará ainda com a participação de Fernando Pieroni, do Instituto Semeia, do Brasil, e de Fermín Chimatani, da ANECAP, do Peru, que juntamente com Vera Mirĩ, farão uma apresentação sobre os Modelos de Negócios Turísticos Indígenas em Áreas Naturais Protegidas. Será na quarta-feira (6), às 13h.

Modelos de Associativivismo – Orlando Soriano participará do Painel sobre Modelos de Associativismo no Turismo Indígena, no qual serão discutidos exemplos de diversos territórios da América Latina. O Técnico Assessor do RATuRC se apresentará na terça-feira (5), às 10h30.

Para se inscrever ou acompanhar o evento em espanhol, clique AQUI. Em inglês, o link é ESTE.

Para mais informações entre em contato pelo email guaraniencataratas@gmail.com

Com informações do Proyectomate.org 

Um comentário
  1. Turismo Indígena da Argentina será apresentado em evento mundial – Proyecto Mate

    […] O PAITC 2021 será realizado de 5 a 8 de outubro, com a presença de mais de 70 expositores de 24 países. Serão realizados conferências, simpósios de pesquisa, mulheres indígenas e fóruns de políticas públicas, conferências de negócios e sessões de networking. Leer más..https://www.crisloosecompartilha.com/2021/10/03/turismo-indigena-da-argentina-sera-apresentado-em-ev… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *