Covid-19Foz do Iguaçu

Posto de vacinação na Vigilância encerra atividades nesta sexta-feira (15)

De janeiro até agora, mais de 69 mil doses foram aplicadas no local. Vacinação contra a Covid segue nas 29 unidades básicas de saúde. (Foto: PMFI)

Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 nas 29 unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu, a Vigilância em Saúde encerrará as atividades do posto de vacinação nesta sexta-feira (15).

Localizado na Vila Yolanda, ao lado da Unidade Básica de Saúde, o posto de vacinação da Vigilância foi o primeiro montado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu para a campanha de vacinação contra a Covid. De janeiro até agora, 69.645 doses foram aplicadas no local, o maior número entre todas as unidades.

“Iniciamos a vacinação com os trabalhadores da saúde em 20 de janeiro e idosos em 9 de fevereiro. Na época, o número de doses era suficiente para se aplicar em apenas um local. Em 24 de março teve início a vacinação em algumas unidades de saúde e de forma gradativa todas as 29 unidades passaram a integrar a campanha de vacinação contra a Covid”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka.

Desde o dia 30 de agosto, a Vigilância em Saúde tem atuado das 8h às 14h para aplicação de segundas doses em alguns grupos específicos ou em pessoas que por ventura não tenham recebido a primeira dose.

“São casos esporádicos e que não demandam mais uma grande quantidade de vacinadores. Por isso entendemos que hoje as unidades de saúde conseguem absorver a maior demanda”, completou Izuka.

Por recomendação do Ministério da Saúde, cidadãos que receberam a primeira dose em outro município ou país conseguem completar a imunização em Foz do Iguaçu, mas agora, neste caso, será necessário buscar as unidades de saúde.

Foz do Iguaçu já atingiu 106,9% de cobertura vacinal com a primeira dose ou dose única e 63,6% com a segunda dose na população adulta.

Vigilância em Saúde – A Vigilância em Saúde é responsável pela coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública para proteção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças. Integram a Vigilância os setores de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Ambulatório de Hanseníase e TB, IST/AIDS.

Com informações da PMFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *