FronteiraParaguai

Comportas da Itaipu foram abertas por causa do desligamento de linhas de transmissão

ATUALIZADA – Atualmente a geração total da hidrelétrica é de 6.700 MW e a vazão é de 1.383 m3 / s. (Foto: Itaipu Binacional/Reprodução)

Na tarde deste sábado (23), diversas unidades geradoras do setor 60 Hz de ITAIPU Binacional foram desligadas devido a uma série de eventos de desligamento de linhas de transmissão de 765 kV, possivelmente ocasionados pelo temporal que atingiu a região entre as localidades de Foz de Yguazú e Ivaiporã, no Paraná, informou a direção paraguaia da Binacional.

Relatórios preliminares indicam que as torres de duas linhas de transmissão entre as localidades citadas provavelmente tenham caído.

O acionamento dos esquemas de proteção na usina, após o desligamento das linhas de transmissão, consequentemente produziu uma redução na geração de energia e no fluxo de água que passava pelas unidades geradoras desconectadas.

Para compensar a queda abrupta da vazão, as comportas do vertedouro foram abertas. Essa operação é necessária para atender ao disposto no Acordo Tripartite entre Paraguai, Argentina e Brasil, que estabelece limites para a variação de níveis no ponto de medição abaixo da Usina.

Da mesma forma, a Diretoria Técnica indicou que o vertedouro permanecerá aberto com a vazão mínima possível até que a vazão descarregada em ITAIPU seja equalizada com os limites estabelecidos.

Atualmente a geração total da hidrelétrica é de 6.700 MW e a vazão é de 1.383 m3 / s. A Itaipu informou que não houve danos às instalações da hidrelétrica e que a interligação com a Administração de Energia Elétrica do Paraguai, a ANDE, não foi afetada.

De acordo com a margem brasileira da Itaipu, cinco das dez unidades geradoras da usina no setor de 60 hertz – entre as 20 unidades geradoras disponíveis da usina, foram desligadas temporariamente e a situação já foi normalizada. 

O vertedouro foi aberto às 14h30, para compensar temporariamente a variação de afluência sofrida com o desligamento das cinco unidades geradoras e voltou a ser fechado às 22h28min de sábado.
Atualizada às 15h31 para inclusão de dados da margem brasileira da Itaipu Binacional.

Com informações da Itaipu Binacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *