BrasilFoz do IguaçuParaná

Em três dias de operação, a Receita Federal reteve mais de R$ 600 mil em remessas postais irregulares nos Correios de Londrina

A Receita Federal finalizou uma operação centro de distribuição dos Correios em Londrina-PR. A ação ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2021, sendo subdividida em cinco etapas: três noites e duas manhãs. (Fotos: Receita Federal/Divulgação)

A ação tinha como objetivo fiscalizar e impedir o envio de mercadorias estrangeiras, suspeitas de introdução clandestina no país. Ao todo, foram retidas 2.091 remessas postais, por não apresentarem comprovante de importação regular. 

Entre as mercadorias retidas estão cigarros eletrônicos, brinquedos sexuais, essências para cigarros eletrônicos, receptores de TV, celulares, vestuário, estimulantes sexuais, cigarros, perfumes, vinhos e eletrônicos. Estima-se que essa operação tenha retido cerca de R$ 670 mil em mercadorias irregulares.

As mercadorias foram encaminhadas para a Receita Federal em Foz Do Iguaçu, onde serão vistoriadas. 

Esses produtos foram introduzidos no país sem o pagamento dos tributos e sem nenhum tipo de fiscalização sanitária. Produtos importados sem o devido controle podem ser prejudiciais à saúde do consumidor. Ademais, a sonegação de tributos gera concorrência desleal, uma vez que ao não cumprir com suas obrigações legais, a empresa fraudulenta cria condições para oferecer produtos com valores abaixo do praticado pelo mercado, prejudicando as empresas cumpridoras de seus deveres.

Posteriormente, uma parte dessas mercadorias será destinada às entidades públicas e organizações sem fins lucrativos. Já os produtos possivelmente nocivos à saúde serão destruídos e os resíduos reaproveitados de forma sustentável.

A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.

Com informações da Receita Federal 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *