Covid-19Foz do Iguaçu

Foz registra 17 novos casos de covid-19 nesta sexta-feira

No boletim de hoje (5) não foram registrados óbitos. Com a redução do número de casos e de óbitos, painel deixa de ser publicado nos fins de semana. (Foto: Christian Rizzi/PMFI/Divulgação)

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou nesta sexta-feira (5) mais 17 casos de covid-19. No total, são 45.227 casos da doença no município desde o início da pandemia, com 43.980 pessoas já recuperadas.

Dos 17 novos casos, oito são mulheres e nove são homens, com idades entre dois e 66 anos. Do total de casos ativos, 64 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 30 estão internadas.

Óbitos – Foz do Iguaçu não registrou óbitos em consequência da covid-19 nas últimas 24 horas. No total, são 1.153 mortes pela doença no município desde o início da pandemia.

Boletins – Com a redução do número de casos e de óbitos, o painel deixa de ser publicado no final de semana, mas a Vigilância Epidemiológica seguirá monitorando o comportamento da doença

A vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu avança e quase 90% da população adulta já recebeu as duas doses. Mesmo assim, o uso de máscara continua obrigatório na cidade e a orientação é manter o distanciamento e a higienização. 

A baixa no número de infectados pela doença vai permitir que a atualização do boletim epidemiológico seja feita somente de segunda a sexta-feira. A mudança se deve também às dificuldades das equipes da Vigilância Epidemiológica em obter dados fidedignos no sábado e no domingo.

Conforme explicou o gerente da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan, as equipes da vigilância têm encontrado dificuldades em obter dados precisos.

“Envolvem dados de muitas instituições, como os das altas hospitalares e exames realizados. Então, para a avaliação da vigilância, os boletins no final de semana não têm sido efetivos. Muitos municípios já deixaram de publicar”.

Os boletins com as informações do número de casos confirmados e ativos,e o painel coronavírus, com a média móvel, ocupação de leitos, perfil dos casos, exames laboratoriais e monitoramento do esgoto continuará sendo compartilhado de segunda a sexta-feira pela prefeitura. 

“O mês de outubro teve os menores índices de casos e de óbitos desde o primeiro pico da doença em Foz, em julho do ano passado. É uma boa notícia, mas queremos reduzir a zero o número de óbitos, por isso vamos continuar monitorando a situação epidemiológica com cautela”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Uso de máscaras – Na reunião do comitê de enfrentamento à covid-19 nesta semana, foi debatido o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos. O grupo decidiu por esperar um avanço ainda maior na imunização da população e reavaliar a situação no final de novembro.

Mais de 400 mil doses de vacina já foram aplicadas em Foz do Iguaçu desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano.

Com informações da PMFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *