Foz do Iguaçu

Controle social da aplicação de recursos públicos será debatido em evento da Unioeste/Foz

Tema vai ser apresentado durante a 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da universidade em Foz do Iguaçu. (Foto: Marcão Oliveira/Arquivo)

O trabalho do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) de monitoramento da aplicação dos recursos públicos municipais será apresentado na 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz).

O diálogo ocorrerá quinta-feira (18), às 8h30, com transmissão online.

Com o tema “Inovação nas Ciências Sociais Aplicadas”, a programação foi organizada pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que reúne os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Hotelaria e Turismo.

A exposição para estudantes, professores e comunidade sobre as atividades do OSB – FI ficará a cargo do coordenador da entidade, Thyago Klipe.

A apresentação demonstrará como as ações do Observatório Social resultaram em economia aos cofres públicos iguaçuenses, de R$ 59 milhões, entre 2011 e 2020. O funcionamento da organização da sociedade civil e os procedimentos para os interessados em atuar como voluntários também farão parte do painel com os acadêmicos.

“A universidade reúne cabeças pensantes, professores e estudantes que oferecem novas ideias e soluções. Por isso a importância dessa integração”, enfatiza o presidente do Observatório Social, Danilo Vendruscolo. “Queremos que a comunidade acadêmica iguaçuense abrace a nossa entidade, vindo ser voluntária”, convoca.

Integração – Um dos propósitos é oportunizar a integração e o debate entre acadêmicos, docentes, profissionais e comunidade em geral.

“Desse modo, entendemos que a participação do Observatório Social, popularizando as suas diversas e importantes ações, contribui com os objetivos do evento”, afirma o diretor do CCSA e coordenador-geral do evento, Valdir Serafim Junior.

Conforme o professor, a apresentação da entidade iguaçuense de controle social na 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Foz amplifica o debate.

“Essa participação incentiva a cidadania e a participação popular, oportunamente contribuindo para o diálogo e o fortalecimento da gestão pública”, aponta Valdir.

Coordenadora de Ensino do CCSA e subcoordenadora do evento, a professora Cecília Oderich explica que a 1ª Semana de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Foz promove a integração entre os cursos do centro e a comunidade externa. O formato virtual, explica, amplia o público inserido nos debates, inclusive de outras cidades.

Sobre o expositor – Coordenador do Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu, responsável pela equipe técnica da entidade, Thyago Klipe é bacharel em Direito e possui graduação no curso de idioma Inglês. Participou de formações ministradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Controladoria-Geral da União (CGU) e Observatório Social do Brasil (OSB).

Com Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.