BrasilFoz do IguaçuFronteiraParaná

Tecnologias instaladas no Itaipu A foram tema de reunião com moradores do Bairro

Evento contou com adesão expressiva dos moradores do bairro. (Foto: PTI/Divulgação)

Diálogo, escuta atenta e muita informação. Nesta segunda-feira (22) foi realizado no Barracão Happy Hour, o I Meetup voltado à população do bairro Itaipu A, para tratar sobe o Programa Vila A Inteligente, o primeiro bairro público Sandbox inteligente do Brasil, que completa seu primeiro ano de tecnologias instaladas nas vias da vila.  

As questões levantadas pelos moradores e empresários da região, foram respondidas atentamente pela equipe do PTI Brasil. 

“Por se tratar de um espaço de experimentação, o Vila A Inteligente não está livre de erros”, comenta Rodrigo Regis, diretor de negócios e inovação do Parque. “Sendo um ambiente controlado, as adaptações e aperfeiçoamentos são realizados continuamente, até que seja alcançado o resultado almejado”, complementa. “Haverá soluções em pleno funcionamento, mas também teremos que corrigir erros de outras, até que se tornem ideais para o local”.  

O espaço onde estão instaladas as tecnologias do Vila A é um ambiente de experimentação, chamado Sandbox, que se caracteriza como um espaço de validação técnica e tecnológica de soluções para Cidades Inteligentes.

Além disso, também é um espaço que visa oferecer melhor qualidade de vida para a população, seja via tecnologias ou empreendedorismo, sempre visando o desenvolvimento do bairro. A essência do ambiente é ser um espaço de experimentação e melhoria continua, e assim permanecerá enquanto o Programa Vila A Inteligente estiver vigente. 

As tecnologias que já estão disponíveis no bairro visam oferecer mais comodidade ao dia a dia da população sociedade. 

General Garrido, diretor superintendente do PTI-BR, contextualizou sobre a história do Programa. 

“Quando falamos de cidades inteligentes, falamos de qualidade de vida do cidadão”. O objetivo do Programa Vila A Inteligente é testar a assertividade de soluções de cidades inteligentes em um espaço urbano real, com experimentação e validação de tecnologias em benefício do bem-estar da população e geração de negócios”.  

A grande vantagem está no fato que um ambiente de testes controlado permite que os erros sejam corrigidos com maior agilidade, garantindo maior assertividade e inteligência às soluções. E a população participa ativamente do processo de validação e aperfeiçoamento dessa solução. Assim, os ofertantes de tecnologia são melhor direcionados, os contratantes tomam decisões mais assertivas e a população, a maior beneficiada, tem sua qualidade de vida priorizada.  

Os atores do Vila A Inteligente – A realização é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), a Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com apoio da Copel e Inmetro. Este último entra como importante parceiro para o Programa, pois garantirá que as tecnologias testadas são seguras e eficazes para poderem ser replicadas em outros municípios do Brasil.

Com informações do PTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *