Foz do IguaçuParaná

Natal de Águas e Luzes e Jogos de Aventura e Natureza marcam reabertura do Gramadão, neste sábado (4)

Programação começa às 18h com apresentação de BMX Freestyle. (Fotos: Divulgação)

Após um ano de expectativa, o Gramadão da Vila A reabre para o público neste sábado (4) com uma celebração especial. Além da revitalização do espaço, que começou em outubro de 2020, os visitantes ainda poderão conhecer dois dos principais atrativos do Natal de Águas e Luzes: a Floresta Encantada do Papai Noel e a Vila de Natal.

O espaço também será palco do encerramento dos Jogos de Aventura e Natureza 2021, organizados pelo governo do Estado.

Com investimento total de quase R$ 4 milhões, recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional, as obras corrigem velhos problemas do local, como a falta de sombreamento, sem acabar com as principais características do Gramadão – um espaço público, aberto e de uso múltiplo.

Haverá um bosque com árvores de médio e grande portes, projetado para melhorar o conforto térmico, e mais de 20 mil metros quadrados de área gramada. O playground será mantido.

Ao lado da entrada do Centro Executivo foram construídas arquibancadas para o público descansar e acompanhar o pôr do sol. Ao lado, será instalada uma fonte seca (sem espelho d’água), com jatos verticais de água e iluminação especial.

O novo Gramadão vai se integrar a outras melhorias em andamento na região, como o Mercado Municipal (também em fase de conclusão) e as ciclovias com pista de caminhada da Avenida Tancredo Neves e da Vila A – todas com recursos da Itaipu Binacional.

A iniciativa é da área de Comunicação Social da empresa, responsável pela gestão do espaço, e da Diretoria de Coordenação.

Natal de Águas e Luzes A abertura das festividades de Natal, na última quarta-feira (1), reuniu milhares de pessoas na Praça da Paz. Neste sábado, a festa chega também à Vila A, com uma decoração especial no Gramadão. De roda-gigante a feira de artesanato, incluindo voo cativo de balão, apresentação de BMX Freestyle (bicycle motocross) e interações com trupe circense, haverá atrações para todas as idades – e, é claro, a presença do Papai Noel.

Promovido pela Itaipu, Prefeitura de Foz e Fundo Iguaçu, o Natal de Águas e Luzes tem uma proposta inovadora, que favorece elementos e tecnologias sustentáveis e modernas para integrar à simbologia tradicional das festas natalinas as Cataratas do Iguaçu e a própria usina hidrelétrica. Serão 35 dias de decoração em dez pontos da cidade.

Além do Gramadão, a programação inclui projeções mapeadas inéditas no Colégio Mitre e Matriz São João Batista, iluminação cênica da Ponte da Amizade e da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, paradas (desfiles) e autos de Natal de grupos renomados.

Também estão programadas apresentações do cantor Daniel, no dia 19, e do padre Reginaldo Manzotti, em 22 de dezembro, ambos no Gramadão. Todas as atrações são gratuitas. Ao longo da programação, haverá coleta de alimentos não perecíveis para quem puder doar.

Encerramento dos Jogos de Aventura e NaturezaOs Jogos de Aventura e Natureza (JANS) são uma realização do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte em parceria com as Federações Esportivas do Paraná.

É um projeto que une a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento itinerante, que beneficia a população paranaense tanto esportivamente quanto economicamente.

Sua edição inaugural, em 2019, contou com a participação de mais de 20 mil atletas nas competições, realizadas em 26 municípios. O Gramadão sediou a abertura dos Jogos, em setembro daquele ano.

Na edição deste ano, os JANS acontecem em duas etapas, em 20 municípios de duas regiões do Estado: Litoral e Lindeiros, num total de 30 modalidades. 

Programação de sábado (4):

No Gramação18h – Reabertura do Gramadão com o Natal de Águas e Luzes e o Encerramento dos Jogos de Aventura e Natureza; 18h  – Apresentação de BMX Freestyle; 18h às 20h – Vôo cativo de balão; 19h – Interação com Trupe Circense e 20h – Apresentação: Sinfônica do Exército.

Na Praça da Paz19h – Feira de Natal e às 19h45 – Espetáculo Diário: Encantamento de Natal – A Ponte Mágica.

Na Praça da Bíblia – Carreta Palco – 20h – Som da Fronteira – Músicas tradicionais do Paraguai, com Denis Viveros e Melissa Viveros e às 21h – Romany e Campinense com o Show Giro Musical. 

Confira a programação completa AQUI

Com informações da Itaipu Binacional e da PMFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *