Paraná

Edital seleciona empresas para revisão e atualização da lista de espécies ameaçadas de extinção

Propostas podem ser encaminhadas até o dia 17 deste mês. (Foto: IAT/Divulgação)

Empresas podem se candidatar até o dia 17 de janeiro para o trabalho de revisão e atualização da Lista de Espécies de Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção no Paraná. A ação é prevista no Plano de Ação Territorial (PAT) Caminho das Tropas Paraná-São Paulo, trecho que integra a PR-151.

O PAT é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest) e Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura de São Paulo (Sima). O plano é apoiado pelo “Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção”, do Ministério do Meio Ambiente.

O Paraná teve a primeira lista de fauna ameaçada de extinção constituída em 1995, sendo o primeiro Estado do país a criar uma lista regional. Em 2004, foi novamente pioneiro no ato de revisão desse documento, o que é recomendado com periodicidade.

A lista de mamíferos ameaçados  de extinção foi revisada em 2010 e a de  aves , em 2008. O trabalho a ser desenvolvido ao longo do deste ano visa à revisão e atualização das duas categorias, alterando os Decretos nº 3148/2004nº 7264/2010; e nº 11797/2018.

O objetivo é melhorar o estado de conservação e conhecimento sobre as espécies ameaçadas de extinção.

O período estimado da consultoria será de um ano. A expectativa é que sejam tomadas medidas para proteção de todas as espécies ameaçadas do país, em especial para as 290 que estão em situação mais crítica, de acordo com o Livro Vermelho do governo federal.

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (Desp/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

PAT – A revisão e atualização da Lista de Espécies de Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná é uma das 70 ações que constituem o Plano de Ação Territorial Caminho das Tropas Paraná-São Paulo.

O chamado Caminho das Tropas foi uma antiga via terrestre de ligação do Rio Grande do Sul com a Capitania de São Paulo durante o período do Brasil Colônia. A partir das décadas de 1910 e 1920, deu-se início à construção de rodovias neste trecho.

Como participar – A seleção da empresa será feita pela Sedest, através do Instituto Água e Terra (IAT), e pela WWF-Brasil.

Os interessados devem enviar a proposta técnica (sem valores e preço) e a proposta financeira (que deve conter o orçamento detalhado) para os e-mails compras@wwf.org.br proespecies@wwf.org.br, indicando no assunto: [Pró-Espécies] Proposta Carta Convite SC041587.

Tanto a empresa quanto a equipe técnica contratada para realizar os serviços devem cumprir exigências prevista neste edital, como, por exemplo, a formação em nível superior e experiência comprovada em determinadas áreas.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o 12 deste mês para o e-mail: proespecies@wwf.org.br.

Com informações da AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.