Covid-19Foz do Iguaçu

Foz registra 409 novos casos de covid-19 nesta quarta-feira

Não foram registrados óbitos hoje (12); do total de casos ativos, 1.294 pessoas estão em isolamento domiciliar. (Foto: Christian Rizzi/PMFI/Divulgação)

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou nesta quarta-feira (12) mais 409 casos de covid-19. No total, são 47.725 casos da doença no município desde o início da pandemia e 45.254 pessoas já estão recuperadas.

Dos 409 novos casos, 239 são mulheres e 170 homens, com idades entre oito meses e 85 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Do total de casos ativos, 1.294 pessoas estão em isolamento domiciliar, com sinais e sintomas leves, e 11 estão internadas.

Óbitos – Foz do Iguaçu não registrou óbitos em consequência da covid-19 nas últimas 24 horas. No total, são 1.166 mortes pela doença no município desde o início da pandemia.

Crianças – Trabalhadores da saúde que atuam nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Foz do Iguaçu participarão, neste sábado (15), de uma capacitação online sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A formação é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal de Imunização (PMI).

O objetivo é repassar informações sobre o procedimento de aplicação do imunizante da Pfizer em crianças, diferente do modelo adotado em adultos e adolescentes.

“A administração do imunizante é totalmente diferente dos demais. A dosagem é diferente, o frasco, a diluição e o intervalo de aplicação, que no Brasil será de oito semanas entre a primeira e a segunda dose”, informou a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka.

A capacitação ofertada pelo município é a mesma promovida pelo Estado, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em conjunto com os laboratórios Pfizer e BioNtech.

Vacinação – Em Foz do Iguaçu, a previsão é vacinar 26.218 crianças de 5 a 11 anos; em todo o Paraná são 1.075.294 crianças nesta faixa etária. A aplicação se inicia por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.

A expectativa é que os primeiros imunizantes cheguem ao Brasil nesta quinta-feira (13) e sejam repassados pelo Ministério da Saúde ao Estado a partir do dia 17 de janeiro.

“Estamos no aguardo da chegada das vacinas para começar mais esta etapa da campanha contra a Covid. Lembramos que para quem ainda não recebeu a primeira, segunda dose ou dose de reforço, que busque as unidades de saúde para completar a imunização o quanto antes”, reiterou a secretária.

Foz do Iguaçu tem hoje 110,6% da população adulta vacinada com a primeira dose e 103,1% com a segunda dose. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura chegou a 91,4% com a primeira dose 58,09% com a segunda dose.

Com informações da PMFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *