Covid-19Foz do Iguaçu

Prefeitura de Foz do Iguaçu implanta novos centros de testagem para a covid-19

A partir deste sábado (15), coletas poderão ser feitas em cinco instituições de ensino, das 9h às 21h, sem a necessidade de agendamento. Mais de 2 mil casos da doença já foram contabilizados na cidade em janeiro. (Foto: Christian Rizzi/PMFI/Divulgação)

Devido ao aumento expressivo de casos de Covid-19, com 2.432 confirmações da doença neste mês de janeiro, a Prefeitura de Foz do Iguaçu decidiu ampliar a testagem com a implantação de cinco novos pontos de coletas em instituições de ensino do município.

Os atendimentos iniciam amanhã (15), e seguirão de segunda a sábado, das 9h às 21h, nos seguintes locais:

  • Escola Adele Zanotto – Avenida Javier Koelbl, 1923 – Jardim Boa Esperança (Porto Meira);
  • CMEI Guilherme Augusto Terres – Rua Tenente Eduardo Olmedo, 1060 – Morumbi II;
  • Escola Elenice Milhorança – Rua Di Cavalcante, 523, Jardim América;
  • Escola Padre Luigi Salvuccu – Rua Fortaleza, 45, Vila C Nova;
  • Escola João Adão – Rua Júlio Brecher, 450, Lagoa Dourada (Três Lagoas);

Conforme explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo, não há a necessidade de agendamento para o teste rápido nas escolas.

“O objetivo desta ampliação é desafogar as unidades de saúde, as UPAS e o próprio Plantão Coronavírus, que esta sobrecarregado devido ao aumento de casos da doença”, disse.

Somente neste mês de janeiro foram realizados 6.437 atendimentos pelo Plantão, o número é quase igual ao registrado durante todo o mês de dezembro, quando foram feitos 6.596 atendimentos.

As coletas nas escolas serão feitas por estagiários contratados pela Fundação Municipal de Saúde e supervisionadas por 15 enfermeiros coordenadores.

O teste de antígeno fica pronto em 15 minutos e o morador deixa o local já com o resultado em mãos. Casos positivos para a Covid-19 devem permanecer em isolamento por 10 dias e assintomáticos por 7 dias.

Assintomáticos – Pessoas assintomáticas (que não apresentam sintomas da doença) devem continuar agendando o teste pelo site da prefeitura, que irá direcionar para as cinco unidades de referência.

“É importante que pessoas sem sintomas respiratórios não permaneçam no mesmo local que os sintomáticos”, orienta a secretária.

Atendimento médico – As sete unidades de referência para atendimentos a sintomáticos respiratórios continuam as mesmas:

  • Unidade Padre Ítalo 24 Horas, no Porto Meira;
  • UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi;
  • UBS do Cidade Nova;
  • UBS Lagoa Dourada;
  • UBS Jardim São Paulo I;
  • UBS Morumbi II e
  • UBS Jupira

Essas unidades fazem a coleta e dão assistência aos pacientes com sintomas da doença.

“Nas escolas faremos apenas a coleta do exame, e aqueles que necessitam de atendimento devem buscar uma das unidades de referência”, esclarece Rosa.

Devido à vacinação em massa, com 110,7% da população adulta com a primeira dose e 103,4% com a segunda dose, os novos casos de Covid apresentam sintomas leves, como coriza, tosse, dor de cabeça ou febre.

“A vacinação se mostrou eficaz, por isso é importante que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, busquem as unidades de saúde o quanto antes”, orientou.

Com informações da PMFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *