Covid-19Paraná

Carnaval de rua 2022 é cancelado em Guaratuba, no litoral do Paraná

Festas particulares só poderão ser realizadas somente mediante orientação da Vigilância. (Foto: Prefeitura de Guaratuba/Facebook/Reprodução)
Em reunião realizada na sexta-feira (21), o Comitê de Crise, Enfrentamento à Covid-19 de Guaratuba decidiu por unanimidade cancelar o carnaval de rua 2022 de Guaratuba. Diante do elevado número de casos de covid-19, 891 na última semana epidemiológica, o município não irá realizar e nem permitir a realização de carnaval de rua.
Segundo o prefeito Roberto Justus, mesmo Guaratuba não tendo óbitos nos últimos três meses, mesmo não tendo ninguém hospitalizado, o número de casos é muito elevado, o maior de toda a pandemia, impactando inclusive na economia.
“O Comitê entendeu que ao fazer um evento para 500 mil pessoas haveria um aumento de número de casos, um aumento de afastamentos, que impactaria nossa economia e, principalmente, nosso retorno às aulas presencias, com escolas sem suas equipes, acarretando um prejuízo muito grande a voltas às aulas”, ressaltou o prefeito.
Os demais eventos poderão acontecer mediante obediência ao protocolo na Prefeitura de Guaratuba. É necessário encaminhar para a Vigilância Sanitária, o projeto do evento e a orientação dos protocolos de biossegurança. Os organizadores de eventos de pré-carnaval ou de carnaval particulares deverão encaminhar protocolo com 20 dias de antecedência dos mesmos.
Segundo a representante da Hotelaria no Comitê, Anne Tkachechen, o impacto de não se realizar o carnaval de rua nesse momento é positivo, tanto para os moradores da cidade como para os turistas que terão mais segurança.
Ela também destacou que as reservas na hotelaria e locação de casas estão confirmadas na cidade, e disse que essa temporada superou todas as expectativas, sendo a melhor dos últimos sete anos.
“A praia está aberta, o comércio está funcionando, o turista é bem-vindo e será muito bem recebido, ele só não irá ter o tradicional carnaval de rua esse ano”, completou.
Também ficou acordado na reunião do Comitê uma intensificação de ações sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e fiscalização do isolamento de pessoas positivadas. O Comitê também reafirmou que o município acatará imediatamente as novas normativas do Estado em relação ao enfrentamento à Covid-19.
Covid-19 em GuaratubaNa última semana, de 9 a 15 de janeiro, 891 novos casos de covid-19 foram confirmados em Guaratuba. Além destes, 185 casos positivos foram registrados em turistas e veranistas.
No Litoral, foram 2.621 novos casos confirmados no mesmo período, contudo, alguns municípios estavam com os números desatualizados por atraso das notificações na Central do Estado.
Mesmo sem ocupação elevada de leitos em todo Estado, o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios tem sido a metade da demanda do Pronto Socorro Municipal. A nova variante Ômicron é altamente transmissível e, por conta da vacinação, a maioria dos sintomas se apresentam como leves, mas quando positivado o paciente precisa se isolar.
A maioria dos casos de agravamento do quadro clínico é registrada em pessoas infectadas que não tomaram a vacina, que não completaram o esquema vacinal ou que já possuem alguma comorbidade.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba 
Um comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.