Covid-19Foz do Iguaçu

Saiba quais os prazos de isolamento para casos confirmados e contatos próximos da Covid-19

Contatos familiares que tiveram a doença há pelo menos 90 dias não precisarão ficar em isolamento. (Foto: PMFI/Divulgação)

Com mais de 16 mil casos de Covid-19 registrados neste mês de janeiro em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a informação sobre os prazos de isolamento para casos confirmados da doença e contatos próximos.

Casos confirmados sintomáticos – São 10 dias de isolamento, a contar a partir do início dos sintomas, podendo sair do isolamento após este prazo somente se estiver sem febre, com redução dos sintomas respiratórios e sem uso de medicamentos há pelo menos 24 horas.

Casos confirmados assintomáticos – São sete dias de isolamento a partir da coleta do exame, podendo sair do isolamento após este prazo se estiver assintomático, mantendo os cuidados adicionais até o 10º dia.

Casos moderados a graves com hospitalização – São 20 dias de isolamento a contar do início dos sintomas, podendo sair do isolamento se estiver sem febre, com redução dos sintomas respiratórios e sem uso de medicamentos nas últimas 24h.

Contatos próximos – devem manter cinco dias de isolamento, contados a partir do último dia de contato com o caso confirmado, e testar ao 5º dia. Se o resultado for negativo, poderá sair do isolamento.

Caso o contactante tenha contraído a doença nos últimos 90 dias, não há necessidade de isolamento.

Cuidados adicionaisOs cuidados adicionais a serem adotados até completar o 10º dia são:

  • manter o uso da máscara bem ajustada ao rosto mesmo quando estiver em casa; 
  • evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou com fatores de risco para agravamento da Covid-19;
  • evitar qualquer tipo de aglomeração; e
  • não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares, e evitar se alimentar próximo a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho.

Com informações da PMFI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.