Paraná

Polícia Militar ajuda população de Guaraqueçaba a se recuperar dos alagamentos

Policiais militares que atuam na cidade pelo Verão Paraná – Viva a Vida, estão auxiliando a população, junto com integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal. (Fotos: PMPR/Divulgação) 

A Polícia Militar está ajudando os moradores de Guaraqueçaba, no Litoral, vítimas das chuvas dos últimos dias que causaram alagamentos e afetaram dezenas de famílias da cidade. No domingo (30), os policiais militares atuantes no Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 ajudaram a Defesa Civil Municipal no transporte das pessoas isoladas para locais mais seguros e cederam os colchões do Destacamento da PM para quem necessitava. Nesta segunda-feira (31), houve uma reunião para tratar das próximas ações.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu com a prefeita Lilian Ramos Narloch, juntamente com o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Renato Rodrigues Júnior, e o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Wagner Ogaki Malacrida.

“O objetivo da reunião foi organizar as operações a partir de agora. A PM e a Defesa Civil já estão apoiando o município desde o primeiro momento em que houve a necessidade de um emprego emergencial e, agora, estamos organizando as ações para restabelecer o acesso às vilas e também à Ilha da região”, explicou Hudson.

Como o volume da água baixou, o trabalho agora é voltado à análise do terreno para mapear pontos de risco de deslizamentos de terra.

“Como a fase mais aguda dos eventos já aconteceu, nós temos riscos em relação à massa e deslizamentos. Nosso trabalho agora será com o apoio no diagnóstico de riscos em conjunto com um geólogo do Estado, destacado para fazer uma avaliação da situação”, disse o tenente-coronel Malacrida. 

O comandante do 9º BPM explicou que a reunião tratou também sobre as próximas ações em que a Polícia Militar vai apoiar o município. A principal delas será na liberação do acesso à cidade pela via terrestre, prejudicada pelas chuvas, a fim de permitir o deslocamento dos moradores. 

Agradecimento – A prefeita agradeceu pessoalmente os integrantes da PM e do Corpo de Bombeiros pela dedicação dos policiais militares que atuam na cidade durante as fortes chuvas.

“Os policiais estiveram conosco, percorrendo as ruas, dando apoio até com bens materiais do Destacamento para auxiliar as famílias. Agradeço imensamente porque foram fundamentais para que a gente pudesse atender todas as pessoas que aguardavam socorro”, afirmou Lilian Narloch.

Com informações da AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.