Paraná

Estão abertas as inscrições para intercâmbio de professores da educação básica nos EUA

Candidatos devem ter disponibilidade para residir nos EUA por um período de até três anos. (Foto: SETI/Arquivo)

Professores da educação básica das redes pública e privada do Paraná podem se inscrever, até o dia 25 de fevereiro, para participar de intercâmbio profissional em Utah, nos Estados Unidos. Os profissionais selecionados irão atuar no ensino da Língua Portuguesa para estudantes americanos entre seis e 12 anos, do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, chamado de Elementary School (até o 5º ano) e Middle School (6º ao 8º ano).

A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e a Secretaria de Educação do Estado de Utah.

Segundo a coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, a ideia é proporcionar oportunidade de crescimento profissional e pessoal para os profissionais da educação, que irão promover a cultura brasileira e contribuir com o ensino da língua portuguesa entre estudantes americanos.

Os interessados em participar da seleção devem ter Licenciatura em Pedagogia ou em Letras, ou graduação em cursos relacionados, e comprovar experiência profissional nos três últimos anos como professor do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano), em quaisquer instituições de ensino do território paranaense.

Outro requisito para concorrer a uma das vagas é a proficiência em língua inglesa equivalente a B1, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Os candidatos devem ter disponibilidade para residir nos EUA, por um período de até três anos.

Para se inscrever, clique AQUI.

Seleção – O processo seletivo será conduzido diretamente pelo Estado de Utah e realizado em três etapas eliminatórias. A primeira fase consiste na análise da documentação dos candidatos. Na segunda, os primeiros selecionados passarão por entrevistas em inglês. Por fim, serão avaliadas as experiências didáticas com alunos do Ensino Fundamental, gravada em vídeo pelos candidatos.

Atividades – Os profissionais selecionados assinarão contrato de tempo integral como professores de português do Ensino Fundamental (1ª a 6º ano), na rede pública dos Estados Unidos, no Estado de Utah. As atividades envolvem o ensino das seguintes disciplinas: Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências e Educação Física e Artes. São 40 horas semanais, sendo 30 horas em sala de aula e o restante de planejamento.

Benefícios  Os vencimentos serão de acordo com a formação profissional, em conformidade com os normativos dos distritos escolares do Estado de Utah. A renda bruta de professores com mestrado e doutorado, por exemplo, fica entre US$ 33 mil e US$ 44 mil anuais. Os salários são pagos mensalmente.

Os profissionais terão benefícios como plano de saúde e plano odontológico (com contribuição mensal dos professores); moradia provisória na casa de uma família da escola, por até duas semanas; e moradia permanente a critério e custo dos professores, a partir da terceira semana.

Também será possível levar acompanhantes, inclusive com visto de trabalho em tempo parcial para o cônjuge e matrícula em escola pública para os filhos com idades entre cinco e 21 anos.

Utah – Com sistemas de educação e saúde renomados, o Estado de Utah é um dos principais centros de transportes e de telecomunicações do Oeste dos Estados Unidos. A economia é diversificada, sendo o turismo, a agropecuária e a indústria de manufatura e de alta tecnologia importantes fontes de renda. A capital, Salt Lake City, é também um importante centro financeiro e comercial.

Confira AQUI o edital completo.

Com informações da AEN 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.