Foz do Iguaçu

Jingle dos caminhões da Coleta Seletiva será alterado a partir de 14 de fevereiro

Além disso, o  mapa com a programação da coleta foi atualizado. (Foto: PMFI/Divulgação)

Quando a música começa a tocar, os moradores já sabem que o caminhão da Coleta Seletiva está chegando. Por esse motivo, é importante ficar atento, pois a partir de 14 de fevereiro o jingle será diferente.

A nova música possui a temática: “Quem consome e separa de forma consciente, cuida da água e cuida da gente. Minha atitude faz a diferença!”.

A canção adotada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com as cooperativas de catadores contratadas para a operação do programa, faz parte de uma ação coletiva e simultânea realizada nos 54 municípios da região Oeste do Paraná, promovida pela Itaipu Binacional, por meio do convênio da Linha Ecológica.

“Esta alteração se faz necessária, pois há catadores autônomos e não integrados ao Programa Municipal fazendo uso do jingle anterior. Os moradores já entenderam a importância em entregar os resíduos para o caminhão da coleta municipal, que além de gerar renda aos catadores e catadoras integrados às cooperativas contratadas, também dão aos recicláveis o tratamento apropriado, garantindo que não causem poluição ambiental.”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira.

Outra alteração importante já está em vigor desde janeiro de 2022, com a coleta atendendo em novos dias. Para saber o dia da coleta é possível consultar o mapa no site da Prefeitura, o pmfi.pr.gov.br/publicacao-447, na aba da Divisão de Gestão de Resíduos Recicláveis. É preciso digitar o endereço e clicar no mapa interativo.

“A música é uma das formas de se comunicar com o morador, mas salientamos que a orientação é saber o dia da coleta na rua e deixar os resíduos recicláveis, devidamente separados, disponíveis apenas nesse dia para o recolhimento”, alerta Rosani Borba, coordenadora do Programa de Coleta Seletiva.

Novas ações estão sendo planejadas para fortalecimento do programa e aumento da participação da população, tais como o acesso para acompanhar a rota dos veículos em tempo real, a entrega de sacola de ráfia e imã de geladeira, previstos para março de 2022.

O programa Municipal de Coleta Seletiva de Recicláveis foi implantado em junho de 2018, inicialmente na região da Vila C. A expansão foi de forma gradativa e, em dezembro de 2019, chegou a 100% de atendimento dos domicílios da área urbana residencial. Em fevereiro de 2020, iniciou o atendimento na área rural.

Com informações da PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.