BrasilParaná

Jovens precisam de título eleitoral para fazer matrícula nas universidades

Atendimento pode ser feito totalmente pela internet. (Foto: TRE/Arquivo)

O prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é de 15 a 18 de fevereiro. Os jovens podem usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para buscar vagas em universidades. Para realizar a matrícula, no entanto, é necessário ter o título eleitoral.

Caso ainda não tenha, você pode tirar seu título de forma totalmente online, no Título Net. A orientação é fazer o quanto antes, para evitar congestionamentos nos sistemas por causa da alta procura no período.

“A participação política é fundamental para o crescimento da sociedade e é importante que ela comece o mais cedo possível. O jovem no Brasil pode tirar seu título aos 15 anos, desde que complete 16 até o dia da eleição, que este ano será em 2 de outubro. E pode fazer isso inteiramente on-line acessando o site do TRE-PR. É simples e rápido. O prazo termina dia 04 de maio, mas caso ele ou ela queira se inscrever no Sisu, precisa fazê-lo até 18 de fevereiro”, explica o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Eleitorado paranaense – No Paraná, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), haveria hoje cerca de 465 mil jovens entre 16 e 18 anos. Porém, nessa faixa etária, apenas 109.171 haviam realizado o alistamento eleitoral nas Eleições 2020.

Passo a passo – Para fazer o título eleitoral, acesse o Título Net. Em seguida, selecione a unidade da Federação (UF). Serão listados os documentos necessários.

No menu “título de eleitor”, busque pela opção “não tenho”. Preencha os campos e, na próxima tela, complete as informações, anexando as fotografias solicitadas. É nesta etapa que pessoas trans ou travestis podem indicar se desejam usar o nome social no título.

Depois, acompanhe o pedido, que será analisado pela Justiça Eleitoral. Se não houver pendências, é só baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet, pelo Google Play ou App Store. Nele, estará disponível uma versão digital do documento, dispensada a impressão em papel.

Com informações da CCS/TRE-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.