BrasilParaná

Justiça Eleitoral do Paraná renova parque de urnas

Expectativa é que 40% das urnas eletrônicas nas Eleições 2022 sejam do novo modelo. Equipamentos antigos são reciclados. (Foto: TRE-PR/Divulgação)

Cerca de 40% das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022, no Paraná, serão do modelo mais recente, o UE 2020. A Justiça Eleitoral paranaense já recebeu 1.900 desses novos equipamentos e, até julho, deve receber o restante das 12.221 previstas.

Os modelos mais antigos foram descartados nesta segunda-feira (14), em Curitiba. São 3.328 equipamentos UE 2006 e UE 2008 que já não tinham sido utilizados nas últimas eleições. Para que o descarte aconteça de forma ecologicamente correta, as urnas foram enviadas em um caminhão pela empresa vencedora da licitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois, 95% do material é totalmente reciclado.

Segurança – As novas urnas contam com mais recursos de segurança e acessibilidade. O processador é 18 vezes mais rápido e o teclado foi aprimorado. As teclas possuem duplo fator de contato, permitindo ao próprio teclado acusar erro – caso haja mau contato ou curto-circuito. Por utilizar uma bateria do tipo lítio ferro-fosfato, a urna não precisa de recarga, diminuindo o custo de conservação.

Com informações da CCS/TRE-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.