Foz do Iguaçu

Universitários da UniAmérica Descomplica criam ações de prevenção sobre o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens e adolescentes

As atividades fazem parte do Projeto Antes da Saideira que, desde de 2017, realiza ações de prevenção sobre o uso do álcool e outras drogas em escolas e universidades. (Foto: UniAmérica/Divulgação)

Os estudantes dos cursos de Comunicação Social, Educação Física e Psicologia da UniAmérica Descomplica criaram uma série de ações com o objetivo de promover o esclarecimento sobre os prejuízos do consumo precoce de bebidas alcoólicas entre jovens e adolescentes.

As atividades fazem parte do Projeto Antes da Saideira que, desde de 2017, realiza ações de prevenção sobre o uso do álcool e outras drogas em escolas e universidades.

“No Antes da Saideira não cabem discussões superficiais e de pouco impacto, tais como ´beber é certo´ ou ´beber é errado´. A ideia é colocar o tema do consumo do álcool nas rodas de conversa e trocar informações sobre as razões do consumo, o apelo midiático, a valorização do tempo, o conceito de liberdade, entre outros”, comenta a idealizadora do projeto, a professora Isabela Collares.

Segundo Isabela, a metodologia ativa, que é a marca registrada da UniAmérica Descomplica, oportunizou abrir novas frentes de assistência dentro do Antes da Saideira.

“Parte de todo avanço se dá pelo compromisso da UniAmérica Descomplica em atender demandas reais da comunidade. A ausência de debates sobre a banalização do consumo de álcool é uma lacuna antiga e bastante real. Ter os próprios universitários como promotores desse diálogo, não tem preço”, diz a professora.

Desde o início de 2021, quando o Antes da Saideira passou a integrar o escopo de atividades da UniAmérica Descomplica, os estudantes já realizaram intervenções em várias escolas do município.

As atividades, que incluem desde brincadeiras ao ar livre até a criação de campanhas de conscientização realizadas pelos próprios adolescentes dos colégios atendidos, seguem por meio de pedidos de ajuda feitos pelas próprias instituições.

As escolas que precisarem de ações de esclarecimento, poderão entrar em contato com a UniAmérica Descomplica para solicitar as intervenções pelo telefone: +55 41 9 8835-6434 e falar com Isabela Collares.

Alerta – No próximo 20 de fevereiro, em que se comemora o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, um alerta: cerca de 63,3% dos estudantes de escolas públicas e particulares entre 13 e 17 anos já experimentaram bebida alcoólica e mais de um terço deles (34,6%) provou pelo menos uma dose antes de completar 14 anos.

As meninas são mais expostas a essa iniciação precoce: 36,8%, contra 32,3% entre os meninos. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, divulgada pelo IBGE.

Com informações da UniAmérica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.