BrasilParaná

Paraná manifesta solidariedade ao povo ucraniano

Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem. (Foto: Prefeitura de Prudentópolis/Facebook/Reprodução)

O Governo do Estado do Paraná se solidariza com a população ucraniana, que vive um pesadelo com a ofensiva militar da Rússia contra o país, deflagrada nesta quinta-feira (24).

“Temos fortes laços com a Ucrânia. Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem”, destacou o governador em exercício Darci Piana. “Compartilhamos com nossos irmãos ucranianos a preocupação com as consequências desse conflito e esperamos que uma solução diplomática seja encontrada com rapidez e evite mais sofrimento para a população civil daquele país”, ressaltou.

Prudentópolis – Por meio de Ofício, a Prefeitura de Prudentópolis, cidade que paranaense abriga muitos ucranianos e seus descendentes, no Paraná, disse que a soberania ucraniana está ameaçada e se une em oração com o povo de lá, desejando que a tranquilidade volte a reinar. 

Prudentópolis é a maior comunidade ucraniana do Brasil e é considerada cidade-irmã de Ternópil, cidade que fica a 461 quilômetros de Kiev.

O Prefeito Osnei Stadler enviou o ofício para o Prefeito de Ternópil, Serhij Nadal, dizendo que “Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”.

Confira o ofício na íntegra, AQUI

Oração – Ontem (24) às 18h foi realizada uma oração, em Praça Pública, que reuniu cerca de 100 moradores da cidade. Durante a concentração, o Bispo Dom Meron Mazur, pediu paz, força e muita fé para todos os ucranianos que estão sofrendo intensamente com o atual cenário do país.

Com informações da AEN e da Prefeitura de Prudentópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.