Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem. (Foto: Prefeitura de Prudentópolis/Facebook/Reprodução)
O Governo do Estado do Paraná se solidariza com a população ucraniana, que vive um pesadelo com a ofensiva militar da Rússia contra o país, deflagrada nesta quinta-feira (24).
“Temos fortes laços com a Ucrânia. Vivem no Estado quase 500 mil ucranianos e seus descendentes, o maior contingente desta população fora do país de origem”, destacou o governador em exercício Darci Piana. “Compartilhamos com nossos irmãos ucranianos a preocupação com as consequências desse conflito e esperamos que uma solução diplomática seja encontrada com rapidez e evite mais sofrimento para a população civil daquele país”, ressaltou.
Prudentópolis – Por meio de Ofício, a Prefeitura de Prudentópolis, cidade que paranaense abriga muitos ucranianos e seus descendentes, no Paraná, disse que a soberania ucraniana está ameaçada e se une em oração com o povo de lá, desejando que a tranquilidade volte a reinar.
Prudentópolis é a maior comunidade ucraniana do Brasil e é considerada cidade-irmã de Ternópil, cidade que fica a 461 quilômetros de Kiev.
O Prefeito Osnei Stadler enviou o ofício para o Prefeito de Ternópil, Serhij Nadal, dizendo que “Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”.
Confira o ofício na íntegra, AQUI.
Com informações da AEN e da Prefeitura de Prudentópolis