Foz do IguaçuFronteira

Ortopedista de Bauru (SP) realiza cirurgias artroscópicas no ombro em Foz

Moradores de Foz e região contam com a experiência de Dr. Aliomar Ferri Amaral que atua há mais de 25 anos como referência em cirurgia artroscópica no ombro em Bauru. (Foto: Divulgação)

Há seis meses em Foz do Iguaçu (PR), atendendo consultas na Clínica Ultra-Imagem, e desde outubro realizando cirurgias artroscópicas no ombro no Hospital Cataratas, agora o médico ortopedista, Dr. Aliomar Ferri Amaral também começa a realizar cirurgias no Hospital da Unimed, em Foz, para atender a demanda de pacientes da cidade e região.

Com um currículo extenso em cirurgias no ombro utilizando a técnica da Artroscopia, Dr. Aliomar é uma grande autoridade no assunto. Já realizou mais de 6.800 cirurgias artroscópicas no ombro ao longo de seus 25 anos de Medicina, sem falar nas demais cirurgias do ombro e cotovelo.

Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo na Clínica Arthron em Bauru, Dr. Aliomar é formado pela Faculdade de Medicina de Marília, SP, especialista em Ombro e Cotovelo pela USP, Sub Especialista em Cirurgia Via Artroscópica pela Universidade de Miami e Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Ele realizou a primeira prótese de ombro em Bauru há 20 anos, além de casos raros via artroscópica, com grandes fraturas, montadas com detalhes através de vídeos, cujos procedimentos são raros em todo o mundo. Também constam no currículo cirurgias em pacientes “condenados” a viverem com uma limitação por conta de um problema no ombro, porém que, após passarem por cirurgia artroscópica com Dr. Aliomar, conseguiram retornar às suas atividades normais.

Primeira paciente cirúrgica em Foz – A primeira paciente a passar por cirurgia artroscópica em Foz, a cabeleireira Selma de Jesus Oliveira Carneiro, é um dos exemplos mais recentes de paciente que havia sido “condenado” a viver com uma limitação no ombro.

Ela sofreu um acidente de moto em junho do ano passado, perfurou o pulmão, teve seis costelas quebradas, traumatizou o braço e teve lesão dos tendões. Após passar oito dias internada chegou em casa e percebeu que não mexia a mão esquerda e que sentia fortes dores no ombro pela noite, a ponto de precisar sentar-se na cama e chorar.

“Eu procurei ajuda, fiz quatro ressonâncias, gesso, infiltração, consultei com vários especialistas renomados que me disseram que iria ter de acostumar a viver com esta condição de não mexer mais a mão, e fiquei tão desanimada que até vendi meu salão de beleza, mas depois de ver uma reportagem sobre o Dr. Aliomar compartilhada nas redes sociais eu resolvi tentar novamente e fiz a cirurgia artroscópica no ombro esquerdo em outubro e já recuperei o movimento da mão”, comemora. Mesmo em meio ao desconforto do pós-operatório ela afirma que “o Dr. Aliomar foi uma bênção na minha vida!”

O que é Artroscopia? O médico explica que o significado de artroscopia é “olhar dentro da articulação”. É uma técnica cirúrgica moderna, realizada através de pequenos orifícios na pele, com instrumentos finos e pequenos cortes, também conhecida como cirurgia por vídeo artroscopia.

Pode durar entre 15 minutos e pouco mais de uma hora, dependendo do caso e da experiência do médico. Segue uma tendência mundial de tratamento minimamente invasivo, que ao realizar operações com cicatrizes menores, possibilita mais precisão aos atos cirúrgicos, uma vez que o cirurgião pode visualizar melhor as estruturas anatômicas e melhor visibilidade através de uma mesma incisão, sendo o procedimento tido como primeira opção entre os médicos ortopedistas.

 cirurgia artroscópica do ombro – Um anestesista fará a aplicação da anestesia geral e analgesia do pós-operatório.  Logo após o paciente receberá soro fisiológico, que vai distender o interior do ombro para que facilite a visualização da articulação por dentro o que vai possibilitar ao cirurgião observar as estruturas internas. O próximo passo utilizará os instrumentos específicos – para raspar, cortar, coagular – serão inseridos por outras pequenas incisões com uma microcâmera o que possibilita ao cirurgião observar tudo por um monitor de TV durante a cirurgia.

Pós-operatório da artroscopia do ombro – Mesmo não sendo um procedimento tão invasivo quanto outros tipos de cirurgia, a artroscopia do ombro requer cuidados durante a recuperação. É normal sentir um pouco de dor no ombro, por isso o médico receitará analgésicos e anti-inflamatórios, além de recomendações como: gelo, repouso, uso de tipoia e sessões de fisioterapia para recuperar a força e a mobilidade. Os hematomas devem desaparecer em duas semanas.

Atendimento em Foz – Vir a Foz é um sonho antigo do Dr. Aliomar, devido à cidade ser de uma característica tão peculiar, com pessoas de diferentes países em uma mesma região: a Tríplice Fronteira. A vina dele para a fronteira tem o objetivo de produzir uma medicina de alta tecnologia, de precisão, para mudar a vida das pessoas que têm lesão de ombro que tratam de forma crônica em um diagnóstico que pode não ser condizente com a realidade. Assim, pretende contribuir e completar o quadro de especialistas da nossa cidade.

Para agendar uma consulta, é só entrar em contato com a Clínica Ultra-Imagem, pelos números (45) 3025-7376 / (45) 352201177 ou (45) 99950-0348.

Com Assessoria de Comunicação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.