BrasilFoz do Iguaçu

Concerto “Tocando Portugal”, idealizado pelo grupo português Rumos Ensemble vai se apresentar pela primeira vez em Foz do Iguaçu

Abrindo as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, a apresentação será gratuita. (Foto: Divulgação) 

Na próxima quarta-feira (16), à partir das 20h, será realizado o concerto “Tocando Portugal”, com o grupo português “Rumos Ensemble”. A apresentação será na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e a entrada é gratuita.

O projeto musical, apoiado pela República Portuguesa (Governo Português), através da DG Artes, já circulou por diversos países e se apresenta pela primeira vez no Brasil, circulando por três cidades: Belém, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.

Em Foz, os ingressos serão gratuitos. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início da apresentação e terminarão quando chegar no limite do espaço. O objetivo da Smille Produções Artísticas, empresa do grupo Experiência Entretenimento, é democratizar o acesso ao público.

O concerto“Tocando Portugal” é o nome do concerto multimédia concebido e interpretado pelo trio “Rumos Ensemble”. Eles já se apresentaram em Portugal, na Alemanha, França, Namíbia, África do Sul, Estados Unidos, Cuba, Suíça, Tunísia, Cabo Verde, Espanha, Dinamarca, Brasil, China, Bulgária e Grécia.

Inovador e ambicioso, o projecto reúne uma seleção de música tradicional de dez regiões portuguesas, arranjadas para trio de violino, clarinete e piano; a projeção de filmes inéditos de cada região, evocando a beleza e riqueza natural e arquitetônica de Portugal; e depoimentos de personalidades naturais de cada região. 

A pertinência e singularidade do recital emergem não só da interdisciplinaridade e transversalidade artística e estilística que alicerçam a sua génese, como da vontade de três músicos eruditos com carreiras internacionais assinaladas nos quatro continentes, de olhar para o patrimônio musical tradicional português com uma energia renovadora, contemporânea, porém acessível a todos os tipos de público, do mais erudito ao mais popular.

A dimensão multimédia de “Tocando Portugal”, concebida e realizada por João Vasco, premiado em festivais de cinema nacionais e internacionais, desvenda, de forma sintética e apelativa, paisagens, cidades, bairros, monumentos, danças, costumes e pessoas, reforçando a memória e a identidade colectiva dos portugueses, cuja história se confunde com a história das ruas, bairros, monumentos e cidades.

“Tocando Portugal” é um espectáculo audiovisual português, que reúne música, intérpretes e imagens do patrimônio português, numa fusão entre história e contemporaneidade.

Neste domingo (12), eles se apresentarão no Teatro do SESI, em Belém do Pará.

Com Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.