Paraná

Municípios promovem ação contra a dengue neste sábado em todo o Paraná

É uma parceria do SESC com a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Saúde, a Casa Civil e o Corpo de Bombeiros. Até o momento, 22 municípios já programaram suas ações. (Foto: Sesa/Divulgação)

Neste sábado (12), ocorrerá um novo Dia D de prevenção à dengue, uma ação conjunta para a conscientização da população contra a proliferação da doença. A ação é parte de uma iniciativa do SESC nos municípios que aderiram à campanha, com apoio de instituições estaduais, como a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Saúde, a Casa Civil e o Corpo de Bombeiros, além de instituições privadas que auxiliarão na distribuição de material e divulgação da ação. 

A proposta é uma integração entre poder público e sociedade civil organizada em prol da luta contra a proliferação da doença. O objetivo é convidar as pessoas a realizarem ações de eliminação de criadouros em suas residências, evitando que ocorra a propagação do mosquito por meio da ação individual das pessoas, mostrando que a participação popular é essencial para garantir a manutenção da segurança das pessoas.

Segundo o boletim semanal da dengue, o Paraná já registra 24.155 casos suspeitos, com 1.718 confirmações. Até o momento, 334 municípios registraram notificações. Destes, 175 confirmaram a doença. Não há registro de óbitos neste período.

SESC – Para fomentar essa ação preventiva, o SESC criou a campanha “Aqui o Mosquito não Entra”, no começo de fevereiro, com um espaço exclusivo em seu aplicativo para permitir que as pessoas cadastrem as suas ações, tirando foto do possível criadouro antes e depois da ação. Segundo a entidade, pode ser um prato de vaso de flores que foi esgotado e preenchido com areia, ou um pneu que foi esgotado e colocado em um local que não vai acumular água.

A partir desse controle, a iniciativa vai premiar os agentes que mais eliminarem focos. É possível criar também uma competição entre equipes, em que diferentes escolas se organizam, por exemplo, para competir com outras.

A região que é foco nesse momento é a Regional de Saúde de Paranavaí, onde as equipes da Secretaria de Estado de Saúde estão preparando ações mais intensivas com os municípios que têm maior quantidade de casos registrados no período.

Diversos municípios já programaram suas ações. Entre eles estão Apucarana, Matinhos, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros estão auxiliando na divulgação e também na distribuição de materiais aos municípios, para que possam desenvolver as ações em seus municípios.

Em  Foz do Iguaçu, durante todo o dia, quem visitar a unidade do Sesc Foz do Iguaçu, vai receber orientações sobre a campanha de combate à dengue.

Com informações da AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.