Covid-19Foz do Iguaçu

Saúde abre mais de 5 mil vagas para a vacinação infantil contra a Covid-19

Agendamento pode ser feito através do site da prefeitura; serão disponibilizadas cerca de mil doses por dia, de segunda a sexta-feira da próxima semana. (Foto: christian Rizzi/PMFI/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde reabriu o agendamento online para a vacinação em crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Serão disponibilizadas 5.580 doses para aplicação de segunda à sexta-feira (21 a 25) em todas as 29 unidades básicas de saúde. Para agendar, basta acessar o site: vacinacao.pmfi.pr.gov.br e escolher a UBS mais próxima.

No dia da vacinação, o pai ou a mãe deve apresentar um documento oficial com foto (para comprovar o parentesco), comprovante de residência e os documentos pessoais da criança. É importante levar a carteirinha de vacinação do menor. Caso a criança não esteja acompanhada do pai ou da mãe, o responsável deverá apresentar uma autorização por escrito (o modelo está disponível no site da prefeitura).

Balanço – Desde o início da vacinação infantil, no dia 19 de janeiro, 12.984 crianças foram vacinadas com a primeira dose, o que representa 49,52% do público alvo. Já receberam a segunda dose 1.854 crianças, 7,7%.

A secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo, reforça às famílias da importância de garantir a segunda dose do imunizante, especialmente neste momento, em que o uso da máscara para menores de 12 anos não é mais obrigatório, conforme o decreto publicado ontem.

“Todas as crianças que receberam a primeira dose saíram da unidade de saúde com a data do retorno agendada. É muito importante que os pais fiquem atentos ao dia determinado e compareçam a UBS para completar o esquema vacinal. É essencial que as crianças tenham mais essa proteção”, frisou.

O intervalo da Coronavac é de 28 dias e da Pfizer pediátrica de 8 semanas (2 meses). As duas marcas já se mostraram eficazes e foram aprovadas pela Anvisa.

Com informações da PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.