BrasilParaná

Aviação + Brasil 2022 premia melhores aeroportos e aéreas do país

Pontualidade, acessibilidade e satisfação foram critérios avaliados. (Fotos: Prefeitura de Cascavel/Divulgação)

Em cerimônia realizada na manhã de hoje (28), em Brasília, o prêmio “Aviação + Brasil 2022” reconheceu os melhores aeroportos e empresas aéreas brasileiras de acordo com os passageiros. Entre os critérios, foram analisados a pontualidade, a acessibilidade e a satisfação dos usuários.

A iniciativa é do Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O prêmio existe desde 2015, mas não aconteceu ano passado devido a pandemia.

Foram avaliados 61 aeroportos e 5 empresas aéreas, em mais de 50 mil entrevistas com passageiros em todo o Brasil, ouvidos ao longo de 2021. Pesquisa de Satisfação dos Passageiros conduzida pela SAC/MInfra, ainda analisou 94 práticas de acessibilidade, assim como 923 mil movimentações de pouso e decolagens para verificação da pontualidade. Aqueles voos que saíram 15 minutos antes ou depois do horário marcado foram considerados pontuais.

O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, afirmou que 92% dos entrevistados classificaram os aeroportos nacionais brasileiros como bons ou ótimos e 85% dos aeroportos regionais também como bons ou ótimos. Além disso, 80% dos voos analisados cumpriram com o critério de pontualidade.

Neste ano, foram distribuídos 17 prêmios:

– Melhor Aeroporto Regional do Sudeste – Montes Claros

– Melhor Aeroporto Regional do Sul – Cascavel

– Melhor Aeroporto Regional do Centro-Oeste / Norte – Macapá

– Melhor Aeroporto Regional do Nordeste – Campina Grande

– Melhor Aeroporto Regional do Brasil – Cascavel

– Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com 20 a 50 mil m²) – empate Belém e Goiânia

– Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com 50 a 100 mil m²) – empate Santos Dumont e Congonhas

– Aeroporto Nacional com mais acessibilidade (terminais de passageiros com mais de 100 mil m²) – Galeão

– Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem entre 1,5 e 5 milhões de passageiros) – Belém

– Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros) – Recife

– Aeroporto Nacional com mais pontualidade (terminais que recebem mais de 10 milhões de passageiros) – Brasília

– Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem entre 1,5 e 5 milhões de passageiros) – Florianópolis

– Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros) – empate Salvador e Confins

– Aeroporto Nacional com maior satisfação entre os passageiros (terminais que recebem mais de 10 milhões de passageiros) – Viracopos

– Empresa aérea mais pontual – Azul

– Empresa aérea com mais qualidade – Azul

– Melhor aeroporto do Brasil na opinião dos passageiros – Florianópolis

Cascavel – A Prefeitura de Cascavel informou que o investimentos, de aproximadamente R$ 40 milhões, modernizaram o aeroporto, despertaram interesse em novas companhias aéreas e levaram Cascavel a receber esse importante prêmio.

De acordo com a nota publicada no site da Prefeitura, logo ao assumir a gestão do Município, uma das prioridades do prefeito Paranhos foi retomar as obras do terminal de passageiros do Aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva, que estavam paralisadas.

“Após anos de muitas dificuldades, tornamos o aeroporto de Cascavel uma realidade que traz empregos, renda e desenvolvimento para todos, não somente aos usuários do nosso moderno aeroporto. Hoje recebemos das mãos do secretário executivo do Ministério da Infraestrutura o prêmio, não só de melhor aeroporto do Sul, como também o de melhor aeroporto”, comemorou o prefeito Leonaldo Paranhos.

Com informações da Agência Brasil e da Prefeitura de Cascavel (PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.