O cuidado com a saúde mental é necessário, as algumas pessoas não têm condições financeiras de pagar pelo tratamento, ao mesmo tempo que o SUS não dá conta da alta demanda. (Foto: Câmara Municipal/Divulgação)
Em Foz, uma iniciativa voltada para a saúde mental está sendo realizada pela Guarda Mirim, que cedeu um espaço para atendimento psicológico gratuito à comunidade.
Em parceria com a Cesufoz, universitários do último ano do curso de psicologia, estão atendendo as pessoas. Os estudantes são supervisionados pelos psicólogos da instituição. Os atendimentos são realizados sempre às quartas-feiras, no período da manhã e da tarde.
“O plantão psicológico é uma modalidade em que as pessoas não precisam ter agendamento prévio. Ela é atendida por ordem de chegada. A pessoa que está passando por momento de sofrimento mais agudo, stress psicológico mais intenso, não vai precisar esperar triagem ou fila de agendamento”, disse Ivo Corte, professor e supervisor.
Ainda segundo o professor, a ideia é também auxiliar a demanda das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para tirar a sobrecarga das filas de espera.
“O plantão possibilita que a comunidade tenha acesso mais rapidamente ao apoio e ao atendimento, disse a psicóloga Jéssica de Oliveira.
O plantão é aberto a toda a comunidade.
Com informações da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu