BrasilFoz do IguaçuFronteiraTurismo

Turismo abre nova “frente de trabalho” em Foz do Iguaçu

Aquecimento do turismo impulsiona abertura de novos empregos nos hotéis, comércio, bares e restaurantes. (Foto: Marcos Labanca/Cataratas S.A./Arquivo)

As 50 atividades que têm relação direta ou correlata ao turismo estão criando novas frentes de empregos em Foz do Iguaçu. A maioria dos mais de 1,3 mil postos de trabalho abertos no primeiro semestre de 2022 está relacionada ao setor e segundo a Prefeitura, as redes de hotelaria, gastronomia e entretenimento são as que mais abriram novas oportunidades de trabalho neste período.

O avanço dos novos empregos está ligado diretamente à volta dos turistas aos atrativos de Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu fechou o primeiro semestre com 1.365 novos postos de trabalho com carteira assinada – média de 227,5 novas oportunidades a cada mês do ano. Em comparação com o mesmo período de 2021, houve um aumento superior a 11% (1,2 mil novos empregos), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência.

Hotéis, bares e restaurantes – Os setores de hospedagens, alimentação e entretenimento, impulsionados pelos feriados prolongados, foram os que mais contrataram de janeiro a junho deste ano. O setor de comércio, que integra a cadeia do turismo, também aparece com bom desempenho nos dados do Caged.

Capacitação – Nesta sexta-feira (5) havia 494 vaga abertas na Agência do Trabalhador. Muitas delas, relacionadas ao turismo. O preenchimento destes novos postos de trabalho no entanto, requer mão de obra qualificada.

Para suprir esta demanda, a Prefeitura firmou convênio com a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional. Ao todo, foram abertas 30 vagas – 15 para auxiliar de cabeleireiro e 15 para camareira. As aulas serão das 14h às 17h no Senac na Rua João Rouver, 160, no centro de Foz do Iguaçu. Mais informações no (45) 3545-5450.

Com informações da PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.