Covid-19

“Entendendo o diabetes” é tema de evento médico aberto ao público em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (23)

Gratuito, encontro do Codefoz reúne especialistas e é voltado para pacientes e familiares, profissionais de saúde e para a comunidade acadêmica. (Foto: Codefoz/Arquivo)

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) reúne médicos especialistas para uma palestra gratuita à comunidade das Três Fronteiras, com o tema “Entendendo o diabetes tipos I e II”. O evento será realizado nesta sexta-feira (23), às 18h30, no auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID), na Rua Padre Montoya, 490, centro (no prédio da ACIFI).

A atividade pretende debater a doença a partir do conhecimento técnico da medicina, compartilhando informações sobre aspectos clínicos do diabetes. O encontro é voltado para pacientes e familiares, profissionais de saúde, professores e estudantes universitários, além de pessoas interessadas no tema.

O evento é realizado pela Câmara Técnica e Fórum de Saúde do Codefoz, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e sua representação regional em Foz do Iguaçu. Também envolve universidades e profissionais de saúde.

Será o primeiro evento de um conjunto de três, todos focados no diabetes. Nesta sexta-feira serão abordados aspectos clínicos do diabetes tipos 1 e 2. No segundo encontro, a ser agendado, o tema abordado será a prevenção e o tratamento, e o terceiro pretende analisar a assistência pública no atendimento à doença.

Conforme o médico Valter da Cruz Teixeira, que preside a Câmara Técnica e o Fórum de Saúde do Codefoz, “há grande número de pessoas portadoras de Diabetes mellitus sem diagnóstico. Existe também um número expressivo de pacientes inadequadamente conduzidos em seu tratamento e necessários cuidados”.

Informações e debate – O evento será aberto com a palestra “Aspectos gerais do diabetes”, proferida pela médica e especialista em endocrinologia, Francieli Bordin. Em seguida será realizado um debate interdisciplinar com os médicos German Andres Pignolo (coordenador) e Marcelo Augusto Gonçalves (debatedor).

Participarão desse diálogo o nefrologista Marcelo Gonçalves, a endocrinologista Francieli Bordin, o oftalmologista Marcos Szpak Martins e o especialista vascular, Luiz Augusto Pimentel.

Ainda vão compor o debate o cardiologista Luiz Augusto Toledo Peres, o neurologista Edgar Manuel Garcete Farina e o pediatra Sebastião Leme. 

A palavra final do evento será realizada pelo pediatra curitibano, secretário-geral e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Luiz Ernesto Pujol, que tem uma trajetória reconhecida como defensor da medicina humana, da ética e do papel social do médico.

O evento é gratuito e aberto ao púbico e a presença pode ser confirmada por meio do e-mail secretariaexecutiva@codefoz.org.br

Com informações da Assessoria de Imprensa do Codefoz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.