BrasilFoz do Iguaçu

Você sabe o que fazer ao encontrar um ovo ou filhote de ave?

A chegada da primavera marca o início do período de reprodução das aves. (Foto: Parque das Aves/Divulgação)

Saber o que fazer ao encontrar um filhote de ave pode deixar muitas pessoas com dúvidas. E com o início da primavera marca o começa o período da reprodução das aves, os profissionais do Parque das Aves compartilharam algumas dicas importantes, para ajudar a esclarecer as dúvidas. Confira abaixo. 

  • Lugar de ovo é no ninho! Por isso se encontrar um ovo, não manuseie nem interfira.
  • O ninho está em um local onde corre o risco de ser pisoteado ou predado por animais? Acione o órgão ambiental da sua cidade.
  • No caso dos filhotes, antes de resgatar, entenda se o animal realmente precisa de ajuda.
    Por exemplo: a ave está ferida ou debilitada, apresenta tremores, sangramentos ou asas caídas? Se for esse o caso, chame o órgão ambiental responsável.
  • Ao ver um filhote saudável caído no chão, siga esses passos:
    – Se ele já tiver penas, confira se ele não está apenas explorando o ambiente enquanto aprende a voar! Se for o caso, observe à distância e deixe a natureza seguir seu curso.
    – No entanto, se o filhote realmente caiu do ninho, afaste possíveis predadores como cães e gatos, e procure pelo ninho nas proximidades. Com delicadeza, devolva o animal ao ninho ou coloque-o em um local seguro contra predadores, sempre perto de onde o encontrou. É ali que os pais irão procurá-lo.
    – Depois observe se os pais retornam ao local. Lembre-se: ninguém, por mais bem-intencionado e qualificado que seja, cuida melhor dos filhotes que os próprios pais. Se os pais voltaram, ave está a salvo. Se o ninho realmente foi abandonado, acione o órgão ambiental.

Colocando essas dicas em prática, você ajuda as aves da maneira correta e salva muitas vidas durante a primavera.

Saiba mais sobre o trabalho dos especialistas do Parque das Aves no blog.parquedasaves.com.br.

Quem procurar – Quem mora na região de Foz do Iguaçu pode solicitar ajuda ao Escritório Regional de Foz do Iguaçu (ERFOZ/IAT) pelo telefone (45) 3524-4234 ou pelo Whatsapp (41) 9554-0806.

Para reportar crime ambiental e maus-tratos a animais silvestres, contate a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (45) 3529-8972.

Com informações do Parque das Aves 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.